
Igualmente importante é ensinar estas crianças, desde cedo, a cuidarem do planeta. É a elas que nos cabe passar o testemunho que são estas ilhas e este planeta. São elas os herdeiros e os futuros gestores do ambiente e, por isso, temos o dever de as educar o melhor possível, o que nem sempre é fácil.
Explicar temas como a reciclagem, poupança de energia ou a poluição dos mares aos mais pequenos requer criatividade. Quanto melhor o fizermos, maior será a garantia de que, no futuro, os valores ambientais não serão esquecidos. Assim, é fundamental que sejam transmitidos numa linguagem acessível e, de preferência associada a actividades de lazer, porque o que as crianças gostam mesmo é de brincar.
Deixamos aqui alguns exemplos:
O livro "Vamos Cuidar da Terra - fazer pouco pode mudar muito" pretende despertar a curiosidade de crianças em idade escolar para a temática das alterações climáticas através da realização de actividades e experiências simples que lhes permitirá aprender novos conceitos e compreeender fenómenos relacionados com os impactos das acções comuns ao dia-a-dia. Este livro encontra-se dividido em 3 capítulos: o primeiro, "Porque existe vida na Terra?", explica os conceitos de efeito de estufa, tempo e clima; o segundo, "O que está a mudar na Terra?", incide sobre os fenómenos associados às alterações climáticas; e o terceiro: "O que cada um de nós pode fazer para cuidar da Terra?", aponta medidas ao alcance de todos para cuidar da Terra.
Este volume destina-se a alunos e professores do 1º ciclo e conta com o precioso apoio do Programa Ciência Viva do Ministério da Ciência.
Noutro formato, está também disponível a série televisiva de desenhos animados "Amigos do ambiente", emitida nos espaços infantis da RTP2, durante a semana e da RTP1, ao fim de semana. Resultado da parceria entre a Quercus, a RTP e a Caixa Geral de Depósitos, esta série de desenhos animados pretende transmitir ao público infantil conselhos ambientais de aplicação prática no dia-a-dia em cerca de um minuto.
Aproveite este dia na companhia dos seus filhos. Observe animais, plante uma árvore ou ensine a reciclar, daquela forma que, quando querem, só os pais sabem fazer, melhor do que ninguém.
Sem comentários:
Enviar um comentário