quinta-feira, 10 de junho de 2010

Alhos da Graciosa - produto gourmet

A Adega Cooperativa da Graciosa tem apostado na qualidade de excelência dos seus produtos e, um bom exemplo disso são os alhos, que já são uma das imagens de marca da ilha branca, junto com as queijadas, as meloas, os vinhos brancos (nomeadamente o Pedras Brancas VQPRD, o único dos Açores), as aguardentes e angelicas, os doces de uva e de meloa.
Alguns destes produtos já têm uma grande visibilidade junto do consumidor açoriano, como é o caso das queijadas e dos alhos que podem ser adquiridos na loja Açores, nas Portas do Mar.
Em Abril deste ano o Governo dos Açores comprometeu-se a apoiar esta Adega a desencadear o processo de caracterização das propriedades nutritivas e físico-químicas do alho da Graciosa, com vista à preparação e elaboração do respectivo caderno de especificações, indispensável ao pedido para a sua protecção como produto com IGP ou DOP.
A Graciosa é assim um bom exemplo de uma ilha, que apesar de ser pequena e enfrentar grandes dificuldades, não se inibe de apresentar boas iniciativas de desenvolvimento.  
Parabéns aos seus produtores.


Sem comentários: