sábado, 5 de junho de 2010

Adeus lixeiras

A lixeira do Concelho de Santa Cruz é visível da estrada regional, no troço Santa Cruz - Ponta Delgada. Já a lixeira do Concelho das Lajes, apesar de não se encontrar visível, está localizada ao lado da Lagoa Rasa. É caso para se dizer “venha o diabo e escolha”. Mas ao fim de tantos anos foi feita uma boa escolha que permitirá dotar a Ilha das Flores de um centro de processamento de resíduos e de um centro de valorização orgânica por compostagem. Estima-se que esta obra esteja concluída no início do próximo ano, mas surpreendentemente nenhuma das autarquias adquiriu ainda os equipamentos de recolha selectiva de resíduos, ainda não foram estudados os locais para a sua implementação, e ainda não houve qualquer campanha de sensibilização/educação ambiental a fim de preparar as populações locais para a grande alteração de hábitos e comportamentos que, em breve, terão de adoptar.
Mais um exemplo clássico de “primeiro faz-se, depois pensa-se”, ou então “exige-se ao Governo que cumpra a sua função e depois espera-se que ele também cumpra a função de todos nós”.
Esperamos também que as lixeiras sejam devidamente seladas e interditas para sempre.

Obra de construção do centro de processamento de resíduos e do centro de valorização orgânica por compostagem
Lixeira do Concelho de Santa Cruz vista da estrada regional

Vista parcial da lixeira do Concelho de Santa Cruz

Vista aérea da queima de resíduos na lixeira do Concelho das Lajes (Foto de Frédéric Fournier)

Vista parcial da lixeira do Concelho das Lajes

2 comentários:

Anónimo disse...

Quanto ao campo de futebol das Flores, a culpa é simplesmente dos florentinos e do mau uso ou excesso de dinheiros públicos dados às instituições.

Anónimo disse...

É uma vergonha, é o que é!
Uma grande vergonha mesmo