sexta-feira, 11 de junho de 2010

World Press Photo 2010

A 53ª edição da maior exposição internacional de fotojornalismo exibe, mais uma vez, excelentes retratos de guerra, violência e sofrimento, mas também belas imagens do desporto, do quotidiano e da natureza. Fica aqui a nossa selecção. 

Natureza: 1º prémio singular
Um guarda-rios na Hungria mergulha para apanhar um peixe. O seu olho encontra-se fechado por uma camada protectora que é suficientemente transparente para permitir seguir a presa debaixo de água.
Fotografo: Joe Petersburg; National Geographic Collection

Natureza: 1º prémio reportagem
A região do sul da Georgia na Antarctica, tem uma extenção de 160km de montanhas e glaciares, metade cobertas por neve e gelo e a outra metade por rocha e tundra. As grandes concentrações de krill nesta área, fazem com que este seja um paraíso para a vida selvagem. O krill é assim um elemento vital da cadeia alimentar da Antarctida, mas encontra-se ameaçado, uma vez que a sua fonte de alimentação é o fitoplancton (que cresce debaixo da camada de gelo no mar), que está a encolher de ano para ano.
Fotografo: Paul Nicklen, National Geographic

Temas actuais: 2º prémio singular 
Girafa morta em consequência da extrema seca, no nordeste do Kenya.
Fotografo: Stefano De Luigi, Reuters

Temas actuais: 3º prémio reportagem
Matadouros na região da Umbria, Italia. A maioria dos consumidores não faz a menor ideia de como é feito o processamento da carne que consomem antes desta chegar aos supermercados.  

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostava de saber o vosso comentário e posição sobre o estendal que está nas portas da cidade.