sábado, 29 de maio de 2010

Biosfera Açores sem a Ilha das Flores

A Ilha das Flores, por decisão do Conselho Coordenador Internacional do programa “O Homem e a Biosfera” passou a integrar, há um ano atrás, a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. Assim, a Ilha das Flores passou a ser a terceira nos Açores, além da Ilha do Corvo e da Graciosa, a integrar esta Rede Mundial.
Curiosamente, ainda não consta do site Biosfera Açores.
O Programa Homem e Biosfera (MAB – Man and the Biosphere) foi criado na sequência da "Conferência sobre a Biosfera" realizada pela UNESCO em Paris, em Setembro de 1968. O MAB foi lançado em 1971 e é um programa de cooperação científica internacional sobre as interacções entre o homem e seu meio. Tem como objectivo o entendimento dos mecanismos dessa convivência em todas as situações bioclimáticas e geográficas da biosfera, procurando compreender as repercussões das acções humanas sobre os ecossistemas mais representativos do planeta.
O objectivo central do Programa MAB é promover o conhecimento, a prática e os valores para implementar as boas relações entre as populações e o meio ambiente em todo o planeta.
O Programa MAB desenvolve, simultâneamente, duas linhas de ação: o aprofundamento direccionado das pesquisas científicas, para o melhor conhecimento das causas da tendência de um aumento progressivo da degradação ambiental do planeta e a concepção de um instrumento inovador de planeamento - as Reservas da Biosfera - para combater os efeitos dos efeitos da degradação ambiental, promovendo a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável.
A rede do Programa da Unesco tem 553 áreas em 107 países. Entre os dias 31 de Maio e 4 de Junho decorrerá a 22ª edição do encontro do Conselho de Coordenação Internacional do Programa Homem e Biosfera, no qual serão designadas novas reservas da biosfera. Também serão examinadas 25 novas propostas e requisição de extensões vindas de 20 países.

2 comentários:

Ana Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Monteiro disse...

Acerca da falta d einiciativa e pouco aproveitamento das potencialidades criadas pela classificação das três ilhas dos Açores como Reserva da Biosfera:
http://www.cafeportugal.net/pages/noticias_artigo.aspx?id=1498
http://ww1.rtp.pt/acores/?article=9259&visual=3&layout=10&tm=10