quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dia Europeu do Mar

O Dia Europeu do Mar é uma ocasião para destacar o papel crucial desempenhado pelos oceanos e pelos mares na vida quotidiana não só das comunidades costeiras como de todos os cidadãos da UE, assim como no domínio do crescimento sustentável e do emprego na Europa. Este dia dedicado ao mar destina-se igualmente a fomentar uma melhor gestão das zonas costeiras, dos mares e dos oceanos por todos os cidadãos e intervenientes em causa. O Dia Europeu do Mar foi criado em conjunto pelo Conselho Europeu, Parlamento Europeu e Comissão Europeia em 2008 como parte da política marítima integrada para a UE. A comomoração oficial é celebrada anualmente a 20 de Maio.
Este ano as comemorações do Dia Europeu do Mar decorrem na cidade espanhola de Gijon, entre 18 e 21 de Maio.
Entre outros eventos, compreende a Conferência do Dia Europeu do Mar, cujo programa integra cerca de 50 workshops, cobrindo um vasto vasto leque de assuntos subordinados ao grande tema "Inovação para o Crescimento Sustentado do Sector Marítimo e Regiões Costeiras", onde a Região Autónoma dos Açores irá estar representada pelo Secretário Regional do Ambiente e do Mar e do Subsecretário Regional das Pescas.
Esta Conferência também conta com um espaço para promoção turística do Destino Açores, da responsabilidade da Secretaria Regional da Economia e um stand exterior para apresentação das zonas costeiras e marinhas do Arquipélago, partilhado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e pela Universidade dos Açores.
Estão ainda a decorrer duas exposições sobre os temas “os Açores na vanguarda da investigação e inovação marinhas” e “o extraordinário património cetológico dos Açores”.

Neste dia fica, mais uma vez o apelo: seja consciente com os recursos marítimos. Os oceanos constituem um imenso património, mas um património que não é ilimitado. E atenção que o mar não é um caixote do lixo!

1 comentário:

Ana Monteiro disse...

Hoje às 10h00 na BPAPD decorre a apresentação do livro "A aventura do Delfim", editado pela Ecoteca da Lagoa, seguida de hora do conto.