segunda-feira, 24 de maio de 2010

Próximas actividades

Na próxima 4ªa feira, dia 26 o Núcleo de São Miguel da Quercus irá organizar uma visita guiada às instalações do OASA - Observatório Astronómico de Santana, pelas  16h30, com crianças da ATL dos Arrifes, com o objectivo de sensibilizar para a importância do sol como fonte de energia vital no planeta, abordando a temática das energias renováveis como caminho indispensável para um desenvolvimento sustentado. Esta iniciativa insere-se nas comemorações dos Dias Europeus do Sol cujo objectivo é promover pela Europa o uso do sol como fonte de energia significativa.
Os primeiros Dias Europeus do Sol foram celebrados na semana de 16 de Maio de 2008 contando com mais de 4.000 eventos em 13 países Europeus. 
O projecto, coordenado pela ESTIF – European Solar Thermal Industry Federation, juntamente com a cooperação da EPIA – European Photovoltaic Industry Association é apoiado por mais de 20 organizações a nível Nacional e Europeu e junta pela Europa alguns dos maiores actores do mercado dos sectores solar térmico e fotovoltaico. Em Portugal, a APISOLAR - Associação Portuguesa de Indústria Solar é a entidade organizadora oficial.

O Professor Frias Martins é natural da ilha de São Miguel, doutorado em Ciências Biológicas (1985) pela Universidade de Rhode Island (USA), e catedrático da Universidade dos Açores desde 1995. Especializado em Sistemática e Evolução de Moluscos, tem também desempenhado um trabalho importante pela biodiversidade e conservação nos Açores. É coordenador da CIBIO-Pólo Açores. Organizou workshops internacionais para investigação malacológica e congressos relacionados com a ciência e com a conservação do património natural Açoriano. É presidente da Sociedade Afonso Chaves, uma associação de estudos açorianos e editor da revista Açoreana. É ainda autor de diversos livros como ‘Ecologia Costeira dos Açores’, ‘Ilhas de Azul e Verde’ e ‘O Anel da Princesa’, de inúmeros artigos científicos e também dos documentários da RTP/A ‘Ilhas de Bruma’ e ‘Um dia e uma noite nos Bancos Submarinos’.
Recentemente o conselho regional dos Açores da Ordem dos Biólogos criou o Prémio “Frias Martins 2010” para dar a oportunidade ao melhor aluno de cada uma de três escolas da Região de realizarem trabalhos de campo nas jazidas de fósseis, na ilha de Santa Maria – ‘Palaeontology in Atlantic Islands’, tomando contacto directo com os fósseis, recebendo 250 euros e uma biblioteca seleccionada de livros sobre Biologia dos Açores. A iniciativa pretende promover o mérito e qualidade do ensino, a nível regional.
Este prémio é mais um marco no reconhecimento do mérito deste investigador açoriano que muito tem contribuído para a divulgação científica e esforços na preservação dos ecossistemas do Arquipélago. 
O seu nome encontra-se, também, ligado ao Centro de Ciência EXPOLAB, na Lagoa, espaço também edificado pela Sociedade Afonso Chaves. É por este motivo que o EXPOLAB é o local escolhido para a entrega do prémio, a 10 de Julho do presente ano.

1 comentário:

Ana Monteiro disse...

O Anfiteatro B é junto aos Serviços Académicos.