Os primeiros Dias Europeus do Sol foram celebrados na semana de 16 de Maio de 2008 contando com mais de 4.000 eventos em 13 países Europeus.
O projecto, coordenado pela ESTIF – European Solar Thermal Industry Federation, juntamente com a cooperação da EPIA – European Photovoltaic Industry Association é apoiado por mais de 20 organizações a nível Nacional e Europeu e junta pela Europa alguns dos maiores actores do mercado dos sectores solar térmico e fotovoltaico. Em Portugal, a APISOLAR - Associação Portuguesa de Indústria Solar é a entidade organizadora oficial.
O Professor Frias Martins é natural da ilha de São Miguel, doutorado em Ciências Biológicas (1985) pela Universidade de Rhode Island (USA), e catedrático da Universidade dos Açores desde 1995. Especializado em Sistemática e Evolução de Moluscos, tem também desempenhado um trabalho importante pela biodiversidade e conservação nos Açores. É coordenador da CIBIO-Pólo Açores. Organizou workshops internacionais para investigação malacológica e congressos relacionados com a ciência e com a conservação do património natural Açoriano. É presidente da Sociedade Afonso Chaves, uma associação de estudos açorianos e editor da revista Açoreana. É ainda autor de diversos livros como ‘Ecologia Costeira dos Açores’, ‘Ilhas de Azul e Verde’ e ‘O Anel da Princesa’, de inúmeros artigos científicos e também dos documentários da RTP/A ‘Ilhas de Bruma’ e ‘Um dia e uma noite nos Bancos Submarinos’.
Recentemente o conselho regional dos Açores da Ordem dos Biólogos criou o Prémio “Frias Martins 2010” para dar a oportunidade ao melhor aluno de cada uma de três escolas da Região de realizarem trabalhos de campo nas jazidas de fósseis, na ilha de Santa Maria – ‘Palaeontology in Atlantic Islands’, tomando contacto directo com os fósseis, recebendo 250 euros e uma biblioteca seleccionada de livros sobre Biologia dos Açores. A iniciativa pretende promover o mérito e qualidade do ensino, a nível regional.
Este prémio é mais um marco no reconhecimento do mérito deste investigador açoriano que muito tem contribuído para a divulgação científica e esforços na preservação dos ecossistemas do Arquipélago.
O seu nome encontra-se, também, ligado ao Centro de Ciência EXPOLAB, na Lagoa, espaço também edificado pela Sociedade Afonso Chaves. É por este motivo que o EXPOLAB é o local escolhido para a entrega do prémio, a 10 de Julho do presente ano.
1 comentário:
O Anfiteatro B é junto aos Serviços Académicos.
Enviar um comentário