segunda-feira, 12 de julho de 2010

Parque de São Jorge vai integrar áreas protegidas da ilha

O Governo Regional dos Açores decidiu, este sábado, por ocasião da visita estatutária à ilha de São Jorge, criar o Parque Natural de São Jorge, que vai integrar todas as áreas protegidas desta ilha do Grupo Central, incluindo os principais maciços vulcânicos e locais de interesse geológico. O novo parque natural irá também integrar as áreas marinhas protegidas no quadro do Plano de Ordenamento da Orla Costeira de S. Jorge. 
No contexto da criação do parque natural, foi classificado o monumento natural da Ponta dos Rosais, que passa a integrar a Rede Regional de Áreas Protegidas, enquanto as fajãs dos Cubres e da Caldeira do Santo Cristo passam a ser designadas Zonas Húmidas de Importância Internacional, ao abrigo da Convenção de Ramsar.
Entre as decisões do Executivo regional relativas a esta ilha, destaque ainda para a abertura do concurso público para a construção do Centro de Processamento de Resíduos e do Centro de Valorização Orgânica por Compostagem, num investimento superior a seis milhões de euros. 

Sem comentários: