quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mais de 25% das plantas com flor estão ameaçadas

As espécies ameaçadas são frequentemente tema de notícias, sobretudo neste Ano Internacional da Biodiversidade. É sabido que um em cada 3 anfíbios está em risco de extinguir-se tal como 1 em cada 8 aves e 1 cada 5 mamíferos.
Agora, um estudo publicado na revista Proceedings of the Royal Royal Society B., vem revelar que as plantas com flor estão igualmente ameaçadas.
A investigação alerta para o facto de que é necessário ter em conta, quando se analisa o risco de extinção, não só as espécies já conhecidas mas também aquelas que permanecem por descrever.
Tendo em conta que a maioria das espécies por conhecer ocorre em hotspots de biodiversidade que estão eles próprios ameaçados, depreende-se que estas “novas” espécies se encontram também em risco.
Segundo David Roberts, um dos autores do artigo recentemente publicado “Se considerarmos o número de espécies que se sabe actualmente estarem ameaçadas e somarmos aquelas que permanecem por descobrir, podemos estimar que entre 27 e 33% de todas as plantas com flor estão em risco de extinção”.
As consequências da extinção da diversidade de plantas com flor pode assumir proporções preocupantes – “As plantas são a base de muita da vida na Terra com quase todas as outras espécies a dependerem delas; se nos desfazemos de muitas destas espécies, desfazemo-nos de muitas das coisas mais acima na cadeia alimentar”. (Guardian)

Sem comentários: