segunda-feira, 19 de julho de 2010

Consumo insustentável de peixe na União Europeia

A União Europeia consome anualmente cerca do dobro do peixe que consegue regenerar de forma sustentável nas suas águas.
Economicamente, os cidadão europeus que consomem peixe estão em dívida para com o resto do Mundo. A New Economics Foundation, juntamente com organizações conservacionistas marinhas, calcularam o peixe que as águas da União Europeia poderiam produzir anualmente de forma sustentável. O resultado obtido foi comparado com a quantidade de peixe consumida na União Europeia.
De acordo com estes análise, actualmente a União Europeia está a consumir cerca do dobro da quantidade que tem capacidade de produzir de forma sustentável. Se a União Europeia apenas consumisse o peixe que conseguisse gerar, em meados de cada ano já o teria consumido todo. Para 2010, o dia em que os europeus passam a estar em dívida ocorreu a 9 Julho e de ano para ano este dia está a ocorrer cada vez mais cedo.
A situação é obviamente diferente para cada Estado membro e Portugal é um dos países que está abaixo da média Europeia, tendo este ano passado a estar em dívida logo a partir de 2 de Abril. Por outro lado, alguns países têm menos acesso ao mar do que outros ou nem têm acesso, como é o caso da Áustria que esgota a sua capacidade produtiva logo nos primeiros 15 dias do ano. No entanto, o que está em causa é a capacidade da União Europeia de pescar de uma forma sustentável, para regenerar estes recursos, numa actividade que abunda a má ou inexistência de gestão e onde a pesca ilegal é um problema grave (Naturlink).

Sem comentários: