segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Agenda Europeia do Ambiente

RAPID* - EDIÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DA COMISSÃO EUROPEIA EM PORTUGAL
Comissão Europeia lança importante programa de investimento em tecnologias hipocarbónicas inovadoras
A Comissão Europeia lançou primeiro convite à apresentação de propostas para o maior programa mundial de investimento em projectos de demonstração de tecnologias hipocarbónicas e energias renováveis. A iniciativa, conhecida sob o nome NER300, dará um apoio financeiro substancial a, pelo menos, 8 projectos ligados às tecnologias de captura e armazenagem de carbono (CAC) e 34 projectos ligados a tecnologias inovadoras no domínio das energias renováveis. O objectivo é promover o desenvolvimento de uma economia hipocarbónica na Europa, criando novos empregos «verdes» e contribuindo para a realização dos ambiciosos objectivos da UE no domínio das alterações climáticas. O Banco Europeu de Investimento (BEI) está a colaborar com a Comissão na execução do programa. As empresas interessadas em participar têm 3 meses para apresentar propostas a nível nacional.
(Desenvolvimento aqui).
UE adopta regras mais estritas contra emissões industriais
Nova legislação comunitária ontem adoptada fará diminuir as emissões industriais das grandes instalações de combustão de toda a UE, trazendo diversos benefícios ambientais e sanitários aos cidadãos europeus, como uma esperada redução de 13 000 mortes prematuras por ano. Esta legislação mais estrita em matéria de emissões industriais foi proposta pela Comissão Europeia em Dezembro de 2007. As novas regras conduzirão também a economias apreciáveis, mediante a redução dos encargos administrativos, e darão às empresas do sector condições mais equitativas.
(Desenvolvimento aqui)
Comissão Europeia apresenta nova estratégia para 2020
A Comissão apresentou a sua nova estratégia para uma energia competitiva, sustentável e segura. A Comunicação «Energia 2020» define as prioridades em termos de energia para os próximos dez anos e as acções a empreender perante os desafios decorrentes da necessidade de poupar energia, conseguir um mercado com preços competitivos e aprovisionamento seguro, impulsionar a liderança tecnológica e negociar eficazmente com os nossos parceiros internacionais.
(Desenvolvimento aqui)
Comissão Europeia relança o grupo de alto nível CARS 21 para uma indústria automóvel competitiva e sustentável
Reúniu-se no passado dia 10 de Novembro, pela primeira vez, na sua nova forma e com uma nova missão, o grupo de alto nível CARS 21 que foi recentemente relançado. A Comissão solicitou a este grupo que elaborasse um plano de acção comum e uma visão para uma «indústria automóvel europeia competitiva, uma mobilidade e um crescimento sustentáveis até 2020 e depois». Estes trabalhos vão contribuir para a estratégia da UE para um crescimento inteligente, sustentável «Europa 2020», para as iniciativas sobre a utilização eficaz dos recursos e sobre a política industrial , bem como para a estratégia da UE relativa aos veículos limpos e económicos em energia. Um relatório hoje publicado pela Comissão mostra que a indústria está no bom caminho no respeitante à redução das emissões de CO2 dos veículos novos.
(Desenvolvimento aqui)
Comissão Europeia propõe possibilidades de pesca sustentáveis para 2011
A Comissão Europeia adoptou a sua proposta de possibilidades de pesca para 2011, que fixa os níveis dos totais admissíveis de capturas (TAC) e o esforço de pesca para o Atlântico, o Mar do Norte e as águas internacionais regidas por uma organização regional de gestão da pesca. A proposta baseia-se em pareceres científicos sobre as quantidades de peixe que podem ser capturadas de forma sustentada. A Comissão discutiu os métodos de trabalho com os Estados-Membros e as partes interessadas, e tomou em consideração os seus pareceres, mantendo-se ao mesmo tempo coerente com o objectivo da consecução do rendimento máximo sustentável (RMS) até 2015.(Desenvolvimento aqui e aqui)
Sondagem à escala europeia revela apoio do público à inovação responsável
Um novo inquérito Eurobarómetro sobre as ciências da vida e a biotecnologia indica que os Europeus estão optimistas em relação à biotecnologia. Dos inquiridos, 53% acreditam que a biotecnologia vai ter um efeito positivo no futuro e apenas 20% se inclinam para um efeito negativo. O inquérito revela também importantes lacunas de conhecimento, apontando a necessidade de mais comunicação: na sua maioria, os inquiridos nunca ouviram falar de alguns domínios abrangidos pelo inquérito, como a nanotecnologia (55%), os biobancos (67%) e a biologia sintética (83%), ao mesmo tempo que, em relação a outros domínios, como os produtos alimentares geneticamente modificados, persistem o cepticismo e a preocupação. O Eurobarómetro, realizado em Fevereiro de 2010, é o sétimo de uma série iniciada em 1991 e baseia-se em amostras representativas de 32 países europeus
(Desenvolvimento aqui)
Anuário regional do Eurostat 2010: amplo leque de estatísticas sobre a diversidade das 271 regiões da UE
Qual a população das diferentes cidades da UE? Em que região da UE se fazem mais compras pela internet? Quais as regiões da UE mais visitadas pelos turistas? Quantas pessoas habitam numa região costeira da UE? Qual a região da UE com o PIB por habitante mais elevado? As respostas a estas perguntas e a muitas outras encontram-se na edição 2010 do anuário regional Eurostat.
(Desenvolvimento aqui)

Sem comentários: