quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Quercus São Miguel organiza Reflexões sobre a Biodiversidade



No Ano Internacional da Biodiversidade, a Quercus – Núcleo de São Miguel decidiu organizar um Pic-Nic da Biodiversidade, uma iniciativa que já se realiza em diversos países do espaço pan-europeu, desde há vários anos, com o objectivo de alertar os decisores, agentes de comunicação social, empresas e demais intervenientes para a necessidade de proteger e conservar a biodiversidade. Este evento era para ter decorrido no passado dia 5 de Outubro, no Jardim António Borges, espaço verde localizado no centro da cidade de Ponta Delgada, mas infelizmente teve que ser cancelado devido por motivos meteorológicos. Assim o evento irá ser realizado com um formato ligeiramente diferente, no próximo domingo, dia 17 de Outubro (domingo) nas instalações do Clube Naval de Ponta Delgada.
Num breve seminário, serão apresentadas algumas das principais questões que se colocam à protecção da biodiversidade na nossa região, mas também no contexto europeu e global, como a importância da sua conservação, as lacunas de conhecimento e os actuais contributos para a restauração da biodiversidade, em particular os projectos desenvolvidos por Organizações Não Governamentais como a Quercus. Durante o debate, serão abordadas as prioridades para Portugal e para a Região Autónoma dos Açores, nomeadamente a necessidade de travar a perda da biodiversidade e novas abordagens, como as relacionadas com os hábitos de consumo, com especial destaque para as questões relacionadas com a agricultura biológica. Haverá também espaço dedicado ao vegetarianismo, com os conhecimentos e experiência do Rotas Ilha Verde, pioneiro em comida vegetariana na Região.
Em seguida haverá um eco-almoço convívio vegetariano. No recinto estará disponível um Mural de pintura da Biodiversidade (espaço artístico especialmente dedicado ás crianças), com a colaboração de um dos projectos da Santa Casa da Misericórdia, bem como diversos green spots: banca de produtos da agricultura biológica (Ana Santos, Pedro Leite Pacheco e Marta Tomé), banca das plantas endémicas (gentilmente cedidas pelos Serviços Florestais do Nordeste), banca de chás (Rotas da Ilha Verde) e banca de produtos cosméticos naturais (Lotus Pharma).
Haverá também no local a possibilidade dos participantes efectuarem massagens e/ou outras terapias alternativas com a terapeuta ayurveda Alexandra Feijó.
OBJECTIVOS:
- Promover um convívio entre pessoas de diferentes áreas e ideologias, através da partilha de um debate construtivo e alargado sobre questões que a todos dizem respeito: defesa do meio ambiente, conservação da natureza e dilemas relacionados com a gestão da Biodiversidade nos Açores
- Promover o vegetarianismo e a agricultura biológica como escolhas mais saudáveis, éticas, ecológicas e humanitárias.
- Conversar sobre questões filosóficas, éticas e de desenvolvimento pessoal
- Conversar sobre soluções práticas para o mundo actual, por exemplo, estilos de vida alternativos mais naturais e saudáveis (física, mental, emocional e espiritualmente).
- Promover o respeito pelo ambiente, pelos animais e pelas pessoas.
- Promover o voluntariado e activismo, como formas de transmutar o mundo.
O QUE PODERÁ LEVAR PARA O ECO-ALMOÇO
- Comida vegetariana para partilhar (exemplos: frutas e frutos secos, sandes, saladas, sumos, bolos, bolachas, etc). Se possível dê preferência a produtos locais/regionais, provenientes de agricultura biológica e da época.
- Toalhas/mantas; talheres, copos e pratos reutilizáveis; outros...
- Livros ou artigos sobre desenvolvimento pessoal, filosofia, ética, ambiente, vegetarianismo, etc.- Máquina fotográfica
- Bicicleta
- Jogos (jogos de tabuleiro, dominó,disco, etc)
- Objectos para partilhar, doar ou trocar
- Instrumentos musicais
- Receitas vegetarianas para trocar
- Tampinhas, rolhas de cortiça, pilhas e tinteiros que tenha em casa para reciclar (estarão disponíveis embalagens de recolha)
- Amigos, colegas e familiares
PORQUÊ UM ALMOÇO VEGETARIANO?
Somos uma organização ambientalista que promove determinados valores, como o respeito pelo ambiente, pelos animais e pelas pessoas. O vegetarianismo é um tema abrangente que atinge todos os sectores da sociedade, com múltiplos benefícios para todos os seres e para o planeta.Com esta experiência e com a preciosa ajuda do Rotas ilha Verde conheça os benefícios que o vegetarianismo tem para a sua saúde, para os animais e para o ambiente.
A entrada é livre. A vista é magnífica. Estamos à sua espera!

Sem comentários: