domingo, 3 de outubro de 2010

Pic-Nic da Biodiversidade


No Ano Internacional da Biodiversidade, a Quercus – Núcleo de São Miguel decidiu organizar um Pic-Nic da Biodiversidade, uma iniciativa que já se realiza em diversos países do espaço pan-europeu, desde há vários anos, com o objectivo de alertar os decisores, agentes de comunicação social, empresas e demais intervenientes para a necessidade de proteger e conservar a biodiversidade.

Este evento decorrerá no dia 5 de Outubro, no Jardim António Borges, espaço verde localizado no centro da cidade de Ponta Delgada.

Num breve seminário, serão apresentadas algumas das principais questões que se colocam à protecção da biodiversidade na nossa região, mas também no contexto europeu e global, como a importância da sua conservação, as lacunas de conhecimento e os actuais contributos para a restauração da biodiversidade, em particular os projectos desenvolvidos por Organizações Não Governamentais como a Quercus. Durante o debate, serão abordadas as prioridades para Portugal e para a Região Autónoma dos Açores, nomeadamente a necessidade de travar a perda da biodiversidade e novas abordagens, como as relacionadas com os hábitos de consumo.

Haverá também espaço dedicado ao vegetarianismo, com os conhecimentos e experiência do Rotas Ilha Verde, pioneiro em comida vegetariana na Região.

Em seguida haverá um almoço convívio tipo pic-nic. Caso as condições meteorológicas não permitam estar ao ar livre, estarão disponíveis tendas no local.

No recinto estará disponível um M

ural de pintura da Biodiversidade (espaço artístico especialmente dedicado ás crianças), bem como diversos g

reen spots: b

anca de produtos da agricultura biológica (Paulo Decq), b

anca das plantas endémicas. e banca de produtos cosméticos naturais.

OBJECTIVOS:

- Promover um convívio entre pessoas de diferentes áreas e ideologias, através da partilha de um debate construtivo e alargado sobre questões que a todos dizem respeito: defesa do meio ambiente, conservação da natureza e dilemas relacionados com a gestão da Biodiversidade nos Açores

- Promover o vegetarianismo e a agricultura biológica como escolhas mais saudáveis, éticas, ecológicas e humanitárias.

- Conversar sobre questões filosóficas, éticas e de desenvolvimento pessoal

- Conversar sobre soluções práticas para o mundo actual, por exemplo, estilos de vida alternativos mais naturais e saudáveis (física, mental, emocional e espiritualmente).

- Promover o respeito pelo ambiente, pelos animais e pelas pessoas.

- Promover o voluntariado e activismo, como formas de transmutar o mundo.

O QUE PODERÁ LEVAR PARA O PIQUENIQUE:

- Comida vegetariana para partilhar (exemplos: frutas e frutos secos, sandes, saladas, sumos, bolos, bolachas, etc). Se possível dê preferência a produtos locais/regionais, provenientes de agricultura biológica e da época.

- Toalhas/mantas; talheres, copos e pratos reutilizáveis; outros...

- Livros ou artigos sobre desenvolvimento pessoal, filosofia, ética, ambiente, vegetarianismo, etc.

- Máquina fotográfica

- Bicicleta

- Jogos (bola de futebol, jogos de tabuleiro, dominó, raquetes, disco, etc).

- Objectos para partilhar, doar ou trocar.

- Instrumentos musicais.

- Receitas vegetarianas para trocar

- Tampinhas, rolhas de cortiça, pilhas e tinteiros que tenha em casa para reciclar (estarão disponíveis embalagens de recolha)

- Amigos, colegas e familiares.

PORQUÊ UM PIC-NIC VEGETARIANO?

Somos uma organização ambientalista que promove determinados valores, como o respeito pelo ambiente, pelos animais e pelas pessoas. O vegetarianismo é um tema abrangente que atinge todos os sectores da sociedade, com múltiplos benefícios para todos os seres e para o planeta.

Com esta experiência e com a preciosa ajuda do Rotas ilha Verde conheça os benefícios que o vegetarianismo tem para a sua saúde, para os animais e para o ambiente.

A entrada é livre. Estamos à sua espera!

Sem comentários: