sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Começa hoje a Campanha SOS Cagarro

Recomeça hoje mais uma “Campanha SOS Cagarro 2010” que pretende alertar a população para a necessidade de preservar esta espécie protegida que nidifica nos Açores. A iniciativa decorre até dia 15 de Novembro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para o primeiro voo transoceânico. Por este motivo, a campanha tem como principal objectivo envolver os açorianos no salvamento destas aves juvenis que sejam encontradas junto às estradas.
A abertura oficial da “Campanha SOS Cagarro 2010” decorre hoje, pelas 10:30 horas, na Escola Secundária de S. Roque do Pico, numa sessão que conta com a presença de Paulo Henrique Silva, Paulo Freitas, vigilante da natureza, e Carla Silva, técnica do Parque Natural do Pico. No entanto, a data será assinalada em todas as ilhas, com diferentes actividades.
Na ilha das Flores (Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão - projeção de um filme ambiental
No Corvo (Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira) - realização de várias actividades de sensibilização onde os alunos vão realizar um vídeo sobre como ajudar estas aves; iniciativa do Parque Natural do Corvo, em colaboração com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA)
Em São Jorge (Escola Básica e Secundária de Velas e na Escola Profissional) - sessão de abertura dedicada ao tema.
No Faial, a Rede de Educação Marinha dos Açores (REMA) vai realizar uma oficina intitulada “A viagem”, onde os alunos da Escola EB1/JI de Castelo Branco, no Faial, vão abordar os principais aspectos da vida dos cagarros. Na mesma sessão os jovens terão contacto com os vigilantes da natureza que vão alertar para o comportamento a ter com a ave. A esta escola será ainda entregue, pelo Parque Natural do Faial, o kit "SOS Cagarro", e puzzles das espécies marinhas dos Açores.
Na ilha Terceira, a Ecoteca de Angra do Heroísmo realiza, pelas 14:30, uma reunião com entidades parceiras e colaboradores.
Em Santa Maria (no auditório do Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo) - palestra aberta ao público, com a participação de Joana Pombo, bióloga marinha.
Em São Miguel (tentorium das Portas do Mar) - projecção de um filme sobre o tema, e em seguida serão dados testemunhos de pessoas envolvidas no salvamento destas aves.
No site da Internet http://www.soscagarro.azores.gov.pt/ e também no endereço electrónico cagarro@azores.gov.pt e no Serviço de Ambiente de qualquer ilha, serão disponibilizadas mais informações sobre a campanha deste ano.
Participe!

Sem comentários: