segunda-feira, 11 de outubro de 2010

10/10/10 dia de acção global

O projecto 10:10 começou no Reino Unido, mas já se alastrou ao mundo inteiro, incluindo Portugal. A iniciativa pretende que cada pessoa diminua 10% as próprias emissões de dióxido de carbono num ano e, para isso, dá algumas dicas, sendo necessário apenas a inscrição em http://www.1010global.org/. A ideia é através de pequenos gestos fazer uma grande diferença e que as pessoas se envolvam e se responsabilizem, através de acções simples, na diminuição das suas emissões. Gestos como evitar os gastos supérfulos com electricidade e água, optar pelos transportes públicos em alternativa ao automóvel, dar um passeio a pé ou de bicicleta ao fim de semana em vez de levar o carro para todo o lado, são algumas das ideias que quando adoptadas por todos poderão realmente fazer uma grande diferença.
Hoje, 10/10/10, foi o dia oficial do projecto e o mote foi que cada um "faça a sua própria actividade de promoção da defesa do ambiente".
Hoje também foi o dia em que cidadãos de 187 países organizaram mais de 6.300 atividades pelo clima em nome do movimento 350.org.
350 ppm (partes por milhão) é considerado pelos cientistas o limite máximo de segurança para a concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Actualmente estamos com 388,15 ppm de CO2 no ar e segundo alguns cientistas a tendência é para que este número aumente.
Assim, o objetivo desse movimento global é chamar a atenção dos líderes mundiais para a crise climática, pois nenhuma mudança será possível sem uma mobilização conjunta, rápida e corajosa.
O movimento 350 culminará com a comemoração, em 24 de outubro, do Dia Internacional de Ação Climática, e com a realização da COP 16, a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, da ONU, que ocorrerá de 29 de novembro a 10 de Dezembro na cidade de Cancun, no México.
Acreditamos que é possível, através da mobilização social, pressionar os líderes locais, regionais, nacionais e internacionais para que tomem decisões não de conveniência política, mas decisões responsáveis no que diz respeito ao nosso futuro colectivo. Alcançar 350 ppm requererá cooperação internacional sem precedentes e, por isso, esta acção climática só será possível se não nos alienarmos da situação presente, se nos preocuparmos com o futuro das próximas gerações, da biodiversidade e do planeta Terra.

Sem comentários: