sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Um oceano de plástico


No Oceano Índico, a 1600km entre a Califórnia e o Havai, encontra-se o maior depósito de lixo oceânico do planeta terra. Com uma área incerta (estima-se que semelhante à área dos Estados Unidos da América), este é um dos cinco depósitos oceânicos de lixo existentes no planeta.
O Grande Depósito de Lixo do Pacífico foi descoberto em 1997 pelo investigador Charles Moore
e é uma espécie de "redemoinho" formado por correntes marítimas daquela região, onde o oceano, a vida marinha e o plástico se encontram. Este lixo segue depois à deriva pelo oceano, contaminando mares, praias e espécies por todo o mundo.
Análises realizadas nesta região do Pacífico revelaram que 27% da totalidade do lixo depositado corresponde a sacos de plástico. O estudo também revelou 1400 pedaços de plástico encontrados no interior dos estômagos de peixes, numa amostra de 670 peixes analisados.
Outro atentado ambiental de grandes proporções está a ser perpetrado ao largo das Ilhas Maldivas, onde está a ser "criada" uma nova ilha constituída por lixo. Com uma área de 50000km2, a ilha artificial de Thilafushi recebe diariamente centenas de toneladas de lixo proveniente das ilhas Maldivas, o que se traduz num crescimento de um metro quadrado por dia. O primeiro depósito efectuado em Thilafushi ocorreu em 1992, mas até essa altura aquele era um paradisíaco recife de coral.
Sobre este assunto, a não perder o excelente artigo de opinião do Nelson Peralta, onde faz as questões que se impõem: quando, como e quem irá resolver esta questão, terminando com a referência à Expedição Plastiki que navega pela sopa amarga.

1 comentário:

Ana Monteiro disse...

Sobre este assunto:
http://doreview.blogspot.com/2009/01/thilafushi-garbage-island.html

http://lab.colorsmagazine.com/presskits/colors-77