segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Habemus Eco Papa?

O Papa Bento XVI “estará disposto a utilizar um papa móvel eléctrico” se houver uma proposta nesse sentido, como sinal da sua preocupação com o Ambiente, anunciou na passada semana o Vaticano.“Se lhe propuserem um papa móvel eléctrico eficaz, seguro e de tamanho razoável, qual seria o interesse em manter um papa móvel a gasolina?”, questionou o cardeal Giovanni Lajolo, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, durante a apresentação de um livro sobre os equipamentos solares instalados no Vaticano.
Bento XVI, considerado pela imprensa italiana como o “Papa Verde”, tem chamado a atenção para a necessidade de proteger a Criação, “obra de Deus”, os seres humanos e o seu Ambiente.
Milan Nitzschke, responsável pela comunicação da SolarWorld - empresa responsável pelos painéis solares da sala Paulo VI, onde o Sumo Pontífice realiza as suas audiências gerais – confirmou que a ideia já foi estudada com o Vaticano. “Mas os serviços encarregados da segurança de Bento XVI estão um pouco reticentes a modificar um equipamento que eles já conhecem”. Um dos maiores obstáculos para o Vaticano será a necessidade, em caso de problemas, de uma aceleração rápida. Mas Milan Nitzschke salientou que uma viatura eléctrica “tem uma aceleração superior a uma viatura a gasolina”.
Mauro Villarini, engenheiro dos serviços técnicos do Vaticano, informou que o Vaticano está a estudar instalar sistemas de energia renovável que utilizam biomassa em duas propriedades do Vaticano, em Castel Gandolfo, residência de Verão, e em Santa Maria di Galera, onde estão instalados os emissores da Rádio Vaticano.
Além dos painéis solares na sala Paulo VI, inaugurados em Novembro de 2008, o Vaticano tem ainda um sistema térmico instalado no Centro Industrial desde 2009. Ambos evitam, por ano, a emissão de 300 toneladas de dióxido de carbono (CO2), segundo o Vaticano.
(Fonte: Público)

Sem comentários: