quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Percursos pedestres das Flores vão ser vistoriados

A Secretaria Regional da Economia vai realizar, assim que as condições meteorológicas o permitam, uma vistoria a todos os percursos pedestres da ilha das Flores para avaliar os estragos provocados pelo mau tempo do passado dia 3 de Dezembro. Os quatro percursos pedestres certificados nas Flores foram encerrados devido ao perigo de ocorrência de derrocadas. Após a realização das vistorias, serão feitas as intervenções que venham a ser consideradas necessárias no sentido de proceder à reposição de todas as condições de segurança que permitam a sua reabertura.
Devido aos deslizamentos de terra provocados por chuvas intensas na ilha das Flores, a freguesia da Fajãzinha, no Concelho de Lajes das Floresa, ficou isolada, tendo sido os seus habitantes posteriormente evacuados por decisão das autoridades.
A instabilidade dos taludes tem condicionado as operações de remoção da grande quantidade de lama e entulho acumuladas na freguesia e a intervenção das máquinas poderá mesmo originar novos deslizamentos de terras, declarou à agência Lusa o director regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres, que acompanha a operação.
Miguel Costa sublinhou que, por isso, o regresso a casa dos habitantes da Fajãzinha, na sua maioria alojados no aldeamento turístico da Cuada, só deverá ocorrer de forma gradual e apenas quando estiverem garantidas condições de segurança.
Na sequência da catástrofe natural que assolou a freguesia da Fajãzinha foi criada uma onda de solidariedade através da rede social Facebook - "Solidários com a Fajãzinha" - que, entre outras coisas, está a promover uma campanha de recolha de donativos. Mais informações aqui.

Sem comentários: