quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O Mar na constituição da Républica Portuguesa

Como não podia deixar de ser, também estivemos aqui. Este seminário, organizado pela Cooperativa Porto de Abrigo, à qual endereço os parabéns pelo seu 25º aniversário, decorreu no passado dia 4.

Infelizmente apenas consegui assistir às quatro intervenções iniciais. Liberato Fernandes, Subsecretário Marcelo Pamplona, Prof. Serrão Santos e Prof. Patrão Neves.

Foram intervenções muito interessantes, com Liberato Fernandes a dar o mote para o futuro da pesca nos Açores, referindo a necessidade do desenvolvimento da pesca passar por um crescimento sustentável e de respeito pelos recursos marinhos.

O subsecretário fez uma exposição dos recursos que o governo regional já investiu no sector e alertou para algo que nós já defendemos por várias vezes, a pesca-turismo. Alertou também que deveriam ser envidados esforços para se conseguir que os pescadores açorianos pescassem noutras águas.

O Prof. Serrão Santos, numa interessante abordagem, referiu que apenas cerca de 1% da nossa ZEE é que apresentam espécies de maior valor comercial, sendo a restante área bastante profunda, não apresentando as espécies mais procuradas comercialmente.

A Prof. Patrão Neves, apresentou os resultados da reunião a comissão das pescas da UE e notou-se uma preocupação enorme da UE para a sustentabilidade das pescas, incentivando o uso de técnicas mais artesanais, logo mais amigas do ambiente, reduzindo o esforço de pesca. Alertou também para o facto de que anualmente, milhares de toneladas de pescado são despejadas no mar, pois não encontram escoamento no mercado.

Interessante...

Sem comentários: