terça-feira, 1 de março de 2011

Circular com ar puro



Ecológico e económico são os melhores argumentos para qualquer negócio. Um automóvel que não precisa de gasolina ou gasóleo, gás, nem electricidade e que circula apenas com ar comprimido é a ideia de um engenheiro francês que vem revolucionar o sector automóvel.
O veículo circula a uma velocidade de até 150 quilómetros por hora, tem uma autonomia de 300 quilómetros e um motor de 80 cavalos. Para abastecer é tão simples como encher um pneu de uma bicicleta, ou seja, basta usar uma bomba para ar comprimido ou carregar o compressor através da electricidade, para ser mais rápido. Guy Nègre, antigo engenheiro em aeronáutica e em fórmula 1 é o detentor da poção mágica. Passou 30 anos a construir motores cada vez mais rápidos para competições e considera que “nos encontramos no final da era do petróleo e, por isso, temos de encontrar outras soluções”.
O protótipo, criado pela sociedade MDI, foi apresentado, em 2009, na 79 edição do Salão Automóvel Internacional de Genebra (Salon Automobile International de Genève). O primeiro motor tinha dois cilindros e 25 cavalos e uma autonomia de 200 quilómetros. A sede da indústria surgiu em Carros, perto de Nice (França), onde trabalha com o seu filho Cyril Nègre, que partilha a mesma paixão por automóveis. Preço competitivoAdiantou ainda que a comercialização já está em curso e o preço mostra-se bastante competitivo já que poderão ser adquiridos por volta de 3500 euros. E por produzir menos 60 gramas de dióxido de carbono (CO2) por quilómetro, o governo decidiu atribuir-lhe uma bolsa de cinco mil euros. Guy Nègre mantém a mesma filosofia que tinha quando trabalhava em fórmula1: “É preciso estar constantemente a aperfeiçoar”. O veículo de mono e bio-energia que circula com ar comprimido tem agora a capacidade de purificar o ar.

Sem comentários: