quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia Mundial do Ambiente


O Dia Mundial do Meio Ambiente é um evento anual que tem como objectivo ser o maior e mais comemorado dia de acções positivas pelo meio Ambiente.
Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser celebrado em 1972, no dia da abertura da Conferência de Estocolmo, e tornou-se um dos principais veículos das Nações Unidas para estimular a consciência global sobre meio ambiente e encorajar iniciativas.
Actualmente é o principal meio usado pelas ONU para estimular a sensibilização mundial pelo meio ambiente e incentivar acções políticas. Neste contexto, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) procura sensibilizar os cidadãos sobre os problemas do meio ambiente e fazer com que todos percebam a sua responsabilidade e também o seu potencial em tornar-se agentes da mudança para um desenvolvimento sustentável, justo e igualitário.

Pensar.Comer.Conservar
Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente reforça o tema da campanha “Pensar.Comer.Conservar – Diga Não ao Desperdício”, que visa diminuir a enorme quantidade de alimentos próprios para o consumo que é desperdiçada por consumidores e comerciantes.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), parceira do PNUMA na campanha, informa que 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos que são produzidos anualmente nunca são consumidos. Este número equivale à quantidade total de alimentos produzidos na África Subsaariana no mesmo período.
Esta questão torna-se mais premente se tivermos em conta que uma em cada sete pessoas no mundo passa fome e mais de 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem todos os dias por conta de desnutrição.
Dado esse enorme desequilíbrio e seus efeitos devastantes no meio ambiente, Pensar.Comer.Conservar incentiva as pessoas a pensar no impacto ambiental das suas escolhas relativas à alimentação.
Enquanto o planeta luta para garantir recursos para sustentar uma população de 7 mil milhões de pessoas - que deve chegar a 9 mil milhões até 2050 – a FAO estima que um terço da produção de comida é perdida. O desperdício de alimentos é um enorme consumidor de recursos naturais e responsável por impactos negativos no meio ambiente.
Se a comida não é consumida, isso significa que todos os recursos usados na sua produção também são perdidos. Por exemplo, são necessários mil litros de água para produzir um litro de leite, e cada hambúrguer consome 16 mil litros de água por meio de ração para o gado. E gases estufas são emitidos ao longo em toda a cadeia de produção.
A produção global de alimentos ocupa 25% das terras habitáveis e é responsável por 70% do consumo de água potável, 80% da desflorestação e 30% das emissões de gases de estufa.
O Dia Mundial do Meio Ambiente serve também para convidar os cidadãos a agir dentro da sua comunidade e perceber o poder das decisões colectivas para reduzir o desperdício, economizar recursos, minimizar o impacto ambiental e forçar mudanças nos processos de produção de alimentos para torná-los mais eficientes.
Assim, a sua iniciativa reveste-se de grande importância como parte do esforço global para um mundo mais limpo e mais verde para si e para as gerações futuras.
Organize a limpeza comunitária de um espaço público ou até na sua vizinhança, reduza o uso de sacos de plástico, recicle mais e faça a separação adequada dos resíduos, combata o desperdício de alimentos e de água potável, denuncie atentados ambientais, procure formas alternativas de transporte… Tudo isso conta! Adopte um estilo de vida ECO, partilhe a sua paixão pelo ambiente e a ajude a preservar a natureza dos Açores.

Celebre o Dia Mundial do Ambiente e dia a dia, pense verde todo o ano!