sábado, 29 de maio de 2010

Biosfera Açores sem a Ilha das Flores

A Ilha das Flores, por decisão do Conselho Coordenador Internacional do programa “O Homem e a Biosfera” passou a integrar, há um ano atrás, a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. Assim, a Ilha das Flores passou a ser a terceira nos Açores, além da Ilha do Corvo e da Graciosa, a integrar esta Rede Mundial.
Curiosamente, ainda não consta do site Biosfera Açores.
O Programa Homem e Biosfera (MAB – Man and the Biosphere) foi criado na sequência da "Conferência sobre a Biosfera" realizada pela UNESCO em Paris, em Setembro de 1968. O MAB foi lançado em 1971 e é um programa de cooperação científica internacional sobre as interacções entre o homem e seu meio. Tem como objectivo o entendimento dos mecanismos dessa convivência em todas as situações bioclimáticas e geográficas da biosfera, procurando compreender as repercussões das acções humanas sobre os ecossistemas mais representativos do planeta.
O objectivo central do Programa MAB é promover o conhecimento, a prática e os valores para implementar as boas relações entre as populações e o meio ambiente em todo o planeta.
O Programa MAB desenvolve, simultâneamente, duas linhas de ação: o aprofundamento direccionado das pesquisas científicas, para o melhor conhecimento das causas da tendência de um aumento progressivo da degradação ambiental do planeta e a concepção de um instrumento inovador de planeamento - as Reservas da Biosfera - para combater os efeitos dos efeitos da degradação ambiental, promovendo a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável.
A rede do Programa da Unesco tem 553 áreas em 107 países. Entre os dias 31 de Maio e 4 de Junho decorrerá a 22ª edição do encontro do Conselho de Coordenação Internacional do Programa Homem e Biosfera, no qual serão designadas novas reservas da biosfera. Também serão examinadas 25 novas propostas e requisição de extensões vindas de 20 países.

O Director Regional do Ambiente é o representante da Região Autónoma dos Açores na Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar

O Presidente do Governo nomeou o Director Regional do Ambiente como representante da Região Autónoma dos Açores na Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar. A nomeação de Frederico Cardigos consta de um despacho de Carlos César, publicado ontem em Jornal Oficial, e produz efeitos imediatos. Presidida pelo Primeiro-Ministro, a Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar (CIAM) é constituída, a título permanente, por 12 Ministros e por representantes dos Governos dos Açores e da Madeira.

Paisagens protegidas do Faial

A área de paisagem protegida do Monte da Guia e a área em torno do Vulcão dos Capelinhos, classificada como paisagem protegida de elevado interesse geológico e biológico, integram a Rede Natura 2000.
A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica para o espaço Comunitário da União Europeia resultante da aplicação das Directivas nº 79/409/CEE (Directiva Aves) e nº 92/43/CEE (Directiva Habitats) e tem por ”objectivo contribuir para assegurar a biodiversidade através da conservação dos habitats naturais e da fauna e da flora selvagens no território europeu dos Estados-membros em que o Tratado é aplicável”. Este projecto abrange actualmente cerca de 26000 locais, cobrindo perto de 18% do território da União Europeia.
Esta rede é formada por Zonas de Protecção Especial (ZPE) - estabelecidas ao abrigo da Directiva Aves, que se destinam essencialmente a garantir a conservação das espécies de aves, e seus habitats, listadas no seu anexo I, e das espécies de aves migratórias não referidas no anexo I e cuja ocorrência seja regular - e Zonas Especiais de Conservação (ZEC) - criadas ao abrigo da Directiva Habitats, com o objectivo expresso de "contribuir para assegurar a Biodiversidade, através da conservação dos habitats naturais (anexo I) e dos habitats de espécies da flora e da fauna selvagens (anexo II), considerados ameaçados no espaço da União Europeia".
Nos Açores existem 13 Zonas de Protecção Especial (ZPE) e 17 Zonas Especiais de Conservação (ZEC) costeiros e marinhos integrados na Rede Natura 2000.
Hoje realizou-se mais uma actividade de limpeza ao fundo da marina da Horta, numa organização da secção de mergulho do Clube Naval da Horta, que contou com a participação de vários atletas das diversas secções de formação do clube e da secção de mergulho. Esta actividade serviu para demonstrar a importência atribuída ao fundo do mar e para sensibilizar para questões relacionadas com a sua limpeza e conservação.

Cidade Feliz

Afinal é na Horta...

A cidade da Horta disponibiliza, desde o ano passado, a utilização gratuita de bicicletas no centro da cidade, resultado de uma parceria entre a CMH e o Turismo dos açores. A Horta tornou-se assim na primeira cidade dos Açores a disponibilizar este tipo de serviço que constitui uma alternativa saudável e ecológica nas deslocações dentro da cidade.Uma boa ideia que devia ser utilizada em outros municípios.

Do You Stand By?

Neste Dia da Energia alertamos para o desperdício energético. No nosso consumo diário, há uma grande percentagem de desperdício de energia e para o diminuir é necessário criar novos hábitos de consumo pessoal.
Das medidas mais simples, como racionalizar as vezes que abre a porta do frigorífico às mais complexas como instalar uma pequena central de microgeração em casa, as escolhas são múltiplas e dependem do empenho de cada um.
O grande problema é que a nossa sociedade ainda não está sensibilizada e organizada de forma a implementar a eficiência energética no nosso dia-a-dia. A falta de informação, o consumismo e o comodismo são os grandes responsáveis pela difícil implantação da eficiência energética.
Constatamos que já foram dados passos importantes rumo à eficiência energética por parte de algumas entidades, até porque já todos perceberam dos benefícios económicos de investir em medidas eficientes, mas há ainda muito por fazer. Assim deixamos aqui alguns conselhos:
- Desligue os equipamentos eléctricos Ex: desligue os computadores enquanto vai almoçar e desligue os equipamentos eléctricos no botão de forma a evitar os gastos energéticos associados aos consumos standby e consumos fantasma ou off-mode. Os primeiros dizem respeito ao estado de funcionamento em que o aparelho está a consumir energia, sem estar a desempenhar a sua função e tendo indicação de consumo (por exemplo, mantendo uma luz de presença acesa). Quanto aos consumos fantasma ou off-mode, dizem respeito ao consumo de energia do equipamento, sem este estar a desempenhar a sua função e sem haver a indicação de estar a consumir.
O consumo médio destes dois modos em cada lar português é de 174 kWh/ano, o que corresponde a um peso de cerca de 5,2% na factura energética anual.
- Não deixe o carregador do telemóvel ou do ipod na ficha depois de carregado.
- Substitua as lâmpadas tradicionais por lâmpadas eficientes.
- Não utilize lâmpadas com potência excessiva. Seleccione iluminação adequada às necessidades do local e ao tipo de utilização pretendida.
- Não deixe as luzes ligadas quando não forem necessárias.
- Nas divisões com envidraçados, aproveite ao máximo a luz natural para evitar ter de recorrer tanto à iluminação artificial: não só é gratuita como mais amiga do ambiente.
- Quando comprar um electrodoméstico novo não tenha em atenção apenas os preços. A melhor forma de poupar é investindo em produtos energeticamente eficientes e amigos do ambiente. - - Para saber os equipamentos mais eficientes à venda no mercado português, recomendamos a consulta do site Topten.
- Não pré-aqueça o forno e evitar abrir a porta do mesmo durante o cozinhado, pois este vai precisar de bastante energia para recuperar a temperatura a que estava anteriormente;
- Retire os alimentos do congelador atempadamente, de formas a estes terem tempo de descongelar, e não necessitar de recorrer ao micro-ondas;
- Reduza ao máximo o número de vezes que se abre a porta do frigorífico e o tempo que esta permanece aberta ajuda também a poupar energia. Calcula-se que 20% do consumo global dos equipamentos de frio é devido à abertura de portas.
- Baixe o lume dos cozinhados após estes iniciarem a sua fervura, consome menos gás e mantém a temperatura de cozedura; desligue o lume um pouco antes de terminar o cozinhado, pois o calor presente no tacho é suficiente para acabar de cozer os alimentos. Faça o mesmo em relação ao forno.
- Sempre que possível, seque a roupa ao sol e/ou vento. Esta energia é gratuita;
- Ligue as máquinas de lavar roupa e louça só quando estiverem cheias e utilize os programas de baixa temperatura.
- Isole melhor a sua habitação (telhados, janelas, portas e paredes) e coloque vidros duplos de forma a conservar melhor a temperatura.
Para mais conselhos consulte o site da Ecocasa ou contacte-nos.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Não percebi...

Uma preciosidade. Se não fosse de fonte "credível" - Gacs, diria que era daqueles e-mails que circulam pela net..a gozar.

"A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, através da Direcção Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres, autorizou a aquisição de três conjuntos de semáforos para a ilha do Pico.




Os semáforos vão ser colocados ao longo da Estrada Regional 1-2ª, na freguesia de São Caetano, um local com cursos de água – as Ribeiras Nova, do Dilúvio e ainda a Ribeira Grande.



Estas ribeiras, na zona Oeste da ilha, de grande extensão, abundante vegetação e pela própria natureza dos solos proporcionam, em períodos de maior pluviosidade, galgamentos para a estrada, provocando grandes constrangimentos ao nível da operacionalidade da via.



Para evitar comprometer a segurança dos condutores, a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos vai adquirir um sistema de sinalização luminosa vertical, composto por três conjuntos de semáforos de duas cores (amarela e vermelha), para colocação no troço junto das ribeiras – cerca de 500 metros -, em ambos os sentidos, com activação manual em períodos previstos de maior pluviosidade.

O investimento em causa ronda os quatro mil euros."

Só uma região evoluída como a nossa, consegue dar passagem aos cursos de água...Ahhhhh, não é assim, "São semáforos para colocação no troço junto das ribeiras – cerca de 500 metros -, em ambos os sentidos, com activação manual em períodos previstos de maior pluviosidade", ou seja, para evitar problemas com o galgamento para a estrada, mandamos parar o trânsito... manualmente. E que tal investir estes quatro mil euros em intervenções que solucionem o problema?

terça-feira, 25 de maio de 2010

Eco-candeeiro

Este protótipo concebido pela empresa Urban Green Energy reune um design moderno a um sistema de produção de energia auto-suficiente feito através de um pequeno colector solar e de uma turbina eólica que, em conjunto, geram potência suficiente para alimentar as LEDs que constituem a fonte luminosa. Deste modo a dependência da rede de distribuição eléctrica deixa de existir, pois cada candeeiro passará a produzir a sua própria energia e poderá ser colocado em qualquer local. Este engenho permite quer implantar novos candeeiros quer reutilizar antigos, bastando para isso acrescentar-lhe o sistema de alimentação solar/eólico. Existem dois tipos possíveis de turbina eólica, de eixo horizontal ou vertical, cada uma capaz de produzir 300 Watts de corrente, enquanto que os painéis solares geram os restantes 80 Watts. Uma mais-valia importante é a possibilidade de armazenar energia, assegurada por uma bateria. 
Em Portugal também já existem ideias para candeeiros inteligentes, no âmbito do projecto LITES.

16º Festival de Parapente Açores 2010

Entre 26 e 29 de Agosto irá decorrer, na ilha de São Miguel, a 16ª edição do Festival Internacional de Parapente dos Açores. Este evento é uma iniciativa do clube Asas de São Miguel.
Trata-se de uma prova sem cariz competitivo e que este ano vai contar com algumas novidades como a presença de um grupo de pilotos magiares que irão proceder à largada de 500 balões de ar quente, na noite de 28 de Agosto, nas Portas do Mar.
O festival conta ainda com uma vertente de baptismos de voo, podendo qualquer pessoa experimentar a prática do voo livre. O festival conta com 17 locais de voo espalhados pela ilha de São Miguel e irá reunir pilotos de várias nacionalidades: espanhóis, franceses, húngaros, suecos, ingleses, canadianos e brasileiros e ainda do arquipélago da Madeira e Açores, numa iniciativa que muito promove a Ilha de São Miguel.
Aproveite para ver as magníficas paisagens da ilha de um ângulo diferente.

Candidaturas ao Fundo EDP Biodiversidade


Encontra-se aberta a 3.ª edição do Fundo EDP para a Biodiversidade. Esta iniciativa, enquadrada na Política de Biodiversidade do Grupo EDP, visa contribuir para o conhecimento científico e estimular a criação de programas de conservação da Natureza em Portugal.
Entre os dias 22 de Abril e 30 de Junho de 2010 decorre o período de apresentação de candidaturas, cujo regulamento e as informações relevantes podem ser consultadas no site .
Nesta página também se disponibiliza informação sobre os projectos vencedores nas duas edições anteriores.
O Fundo EDP para a Biodiversidade foi constituído em 2008 e dotado de um montante global de 2.500.000€, a ser utilizado gradualmente até 2011.
A edição deste ano, a exemplo do que aconteceu na de 2009, disponibiliza uma verba de 500.000€ para os projectos que vierem a ser distinguidos.
Para mais informações e apoio aqui

Está aberto o período de candidaturas para o Life+ 2010

No ano passado o executivo comunitário contribuiu com 250 milhões de euros para o Life+2009, uma medida que pretende reforçar as metas ambientais.
As candidaturas estiveram abertas até 15 de Setembro do passado ano e os melhores projectos serão anunciados em Julho de 2010.
O Life+ é o instrumento financeiro para o ambiente criado pela Comissão Europeia e conta com um orçamento total de 2143 milhões de euros para o período 2007-2013, durante o qual a Comissão lançará anualmente um convite à apresentação de propostas de projectos. Tem como objectivos "actualizar, desenvolver e executar a política e a legislação ambiental na União Europeia".
Entretanto, já está aberto o período para apresentação de candidaturas para o Life+ 2010.
Os projectos devem reunir 3 componentes: Natureza e Biodiversidade (visam melhorar o estado de conservação de espécies e habitats ameaçados), Política e Governação Ambiental (são projectos-piloto que contribuem para o desenvolvimento de ideias políticas, tecnologias, métodos e instrumentos inovadores) e Informação e Comunicação (divulgam informação sobre questões ambientais, realçam a sua importância e organizam acções de formação e sensibilização para a prevenção dos incêndios florestais). O regulamento está disponível aqui.

Novo estudo revela ligação entre "Pegada Ecológica" e Extinção em Massa de Mamíferos

Uma equipa internacional de cientistas descobriu que as alterações climáticas desempenharam um papel importante na extinção em massa dos mamíferos do final do Quaternário, há cerca de 50 mil anos atrás. No estudo, publicado na prestigiada revista científica "Evolution", é desenvolvida uma nova metodologia que permite medir a "pegada" climática sobre estas extinções.
Artigo na íntegra aqui.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Resíduos: faltam ecocentros e ecopontos

Fonte: DECO PROTESTE
Cidadãos estão satisfeitos com ecopontos mais próximos. Mas criticam a recolha de óleos usados e a falta de ecocentros.
Em Dezembro último, inquirimos 69 câmaras municipais e contámos com o testemunho de 5031 leitores. Objectivo: saber como são geridos e recolhidos os resíduos domésticos, conhecer as práticas dos consumidores e se estão satisfeitos com a recolha na sua localidade.
Cada habitante gerou, em média, 45,5 kg de papel, plástico, vidro e metal, em 2008. Portimão, Loures, Angra do Heroísmo, Maia e Funchal reúnem mais residentes satisfeitos com a recolha. O ecoponto é a solução mais comum e, segundo a maioria dos leitores, está a uma distância acessível. Quem vive em zonas rurais encontra ecopontos mais distantes, o que dificulta a separação.
Covilhã, Funchal e Ponta Delgada não têm recolha de óleos de fritura. Apenas num quarto dos concelhos que colaboraram toda a população é abrangida e, das 41 localidades com ecocentro, só em metade é possível entregá-los. Mais de 40% dos leitores deita o óleo no esgoto ou quintal e 21% numa garrafa no lixo. Dada a falta de soluções, três quartos dos inquiridos mostram-se insatisfeitos.
Faltam ecocentros e são precisos mais ecopontos ou criar circuitos de recolha porta-a-porta, para todos poderem separar os resíduos, sobretudo nas zonas rurais. Nas cidades, as recolhas devem ser mais frequentes ou a capacidade dos ecopontos maior. É preciso esclarecer melhor os cidadãos. Os portugueses querem participar, mas as câmaras têm de criar condições para estimular este empenho e conquistarem novos adeptos, reivindica a DECO.
No Concelho da Praia da Vitória já estão disponíveis em todas as freguesias depósitos de recolha de óleos usados. Aguardamos com expectativa por esta iniciativa nos concelhos de São Miguel.

Consuma produtos regionais

Mercado da Graça

O consumo sustentável foi definido pela ONU como “o uso de serviços e produtos que correspondem às necessidades básicas de toda a população e trazem a melhoria da qualidade de vida, ao mesmo tempo que reduzem o uso de recursos naturais e de materiais tóxicos, a produção de lixo e as emissões de poluição em todo o ciclo de vida, sem comprometer as necessidades das gerações futuras”.
Ao consumirmos produtos locais estaremos a promover o desenvolvimento económico e social da nossa comunidade (criação e manutenção de postos de trabalho), mas também ambiental (quanto maior o recurso a fornecedores locais, menor é o impacto ambiental, evitando emissões provenientes do transporte, entre outras). No fim, ganha a economia global da Região e do País.
Os produtos biológicos também estão na moda, mas atenção que o facto de adquirir produtos biológicos, nem sempre é sinónimo de menor impacto ambiental. Caso a origem seja do outro lado do continente, é preferível recorrer, mais uma vez, a opções locais ou. Se houver opção de escolha, a primazia deve ser dada, sempre que possível, aos alimentos de época (fruta, legumes e, no caso do pescado, evitando os períodos de desova e as épocas de defeso).
Acontece que nem sempre os fornecedores regionais ou nacionais reúnem condições tecnológicas e comerciais equivalentes às alternativas internacionais. Uma das soluções para este problema será a criação de parcerias com os fornecedores locais.
Unir forças com os fornecedores para encontrar soluções mais ecológicas e socialmente responsáveis, permite às organizações, destacarem-se face à concorrência, além de criar valor. A criação de novos modelos que tragam vantagens nas vertentes económica, ambiental e social originará organizações mais bem sucedidas e competitivas. A sustentabilidade vende e é cada vez mais essencial à saúde das marcas.
Introduzir produtos de comércio justo nos estabelecimentos comerciais, criar códigos de conduta ou de ética para fornecedores, são algumas iniciativas já levadas a cabo em Portugal pelo sector público, no contexto da adopção da prática de procurement sustentável.
Mas para quem procura, neste sector, sistematizar acções de compras menos prejudiciais ao ambiente, pode contar com o encaminhamento da estratégia de desenvolvimento LEAP (Local Authorities EMAS and Procurement). Este projecto é co-financiado pela Comissão Europeia e reúne 12 autarquias do Reino Unido, Suécia, Grécia, Espanha e Portugal.
Estabelecer e implementar objectivo e metas mensuráveis e consistentes com a política de procurement sustentável é um bom ponto de partida, bem como o recurso a serviços de cattering biológico ou com base em produtos regionais. Maus exemplos disso são por exemplo a SATA onde se consome manteiga que não é feita na região e o Hospital do Divino Espírito Santo, em que todo o leite e manteiga distribuídos nos diversos serviços também não é de marca regional. Existem muitos mais exemplos, mas importa reflectir porque é que duas das maiores empresas da Região optam por produtos de marca nacional em detrimento das marcas regionais. A resposta estará certamente relacionada com o custo dos produtos e neste caso torna-se incompreensível como é que as empresas regionais de lacticínios não conseguem negociar preços competitivos, porque por exemplo, no caso da SATA está em causa a imagem Açores.
Nesta estratégia, a responsabilidade não cabe apenas às empresas (públicas e privadas). Cada um de nós tem um papel fundamental enquanto consumidores. Para isso temos que estar atentos e abandonar um pouco o comodismo que caracteriza as sociedades modernas.
Assim, aqui ficam alguns conselhos. A estes ainda juntamos: procure os produtores da sua freguesia, vá ao mercado da Graça. Na época dos figos, groselhas e amoras descubra os seus sabores de graça; para isso só tem que ir por aí á procura e verá que a natureza dos Açores é generosa. Crie a sua própria horta, senão tiver essa possibilidade plante ervas aromáticas no seu quintal ou em vasos. Publicite as marcas dos Açores. Se tem ideias e sugestões escreva às marcas ou ao turismo dos Açores e ajude à sustentabilidade da nossa região. Escreva-nos a dizer qual ou quais as suas marcas regionais preferidas.

Próximas actividades

Na próxima 4ªa feira, dia 26 o Núcleo de São Miguel da Quercus irá organizar uma visita guiada às instalações do OASA - Observatório Astronómico de Santana, pelas  16h30, com crianças da ATL dos Arrifes, com o objectivo de sensibilizar para a importância do sol como fonte de energia vital no planeta, abordando a temática das energias renováveis como caminho indispensável para um desenvolvimento sustentado. Esta iniciativa insere-se nas comemorações dos Dias Europeus do Sol cujo objectivo é promover pela Europa o uso do sol como fonte de energia significativa.
Os primeiros Dias Europeus do Sol foram celebrados na semana de 16 de Maio de 2008 contando com mais de 4.000 eventos em 13 países Europeus. 
O projecto, coordenado pela ESTIF – European Solar Thermal Industry Federation, juntamente com a cooperação da EPIA – European Photovoltaic Industry Association é apoiado por mais de 20 organizações a nível Nacional e Europeu e junta pela Europa alguns dos maiores actores do mercado dos sectores solar térmico e fotovoltaico. Em Portugal, a APISOLAR - Associação Portuguesa de Indústria Solar é a entidade organizadora oficial.

O Professor Frias Martins é natural da ilha de São Miguel, doutorado em Ciências Biológicas (1985) pela Universidade de Rhode Island (USA), e catedrático da Universidade dos Açores desde 1995. Especializado em Sistemática e Evolução de Moluscos, tem também desempenhado um trabalho importante pela biodiversidade e conservação nos Açores. É coordenador da CIBIO-Pólo Açores. Organizou workshops internacionais para investigação malacológica e congressos relacionados com a ciência e com a conservação do património natural Açoriano. É presidente da Sociedade Afonso Chaves, uma associação de estudos açorianos e editor da revista Açoreana. É ainda autor de diversos livros como ‘Ecologia Costeira dos Açores’, ‘Ilhas de Azul e Verde’ e ‘O Anel da Princesa’, de inúmeros artigos científicos e também dos documentários da RTP/A ‘Ilhas de Bruma’ e ‘Um dia e uma noite nos Bancos Submarinos’.
Recentemente o conselho regional dos Açores da Ordem dos Biólogos criou o Prémio “Frias Martins 2010” para dar a oportunidade ao melhor aluno de cada uma de três escolas da Região de realizarem trabalhos de campo nas jazidas de fósseis, na ilha de Santa Maria – ‘Palaeontology in Atlantic Islands’, tomando contacto directo com os fósseis, recebendo 250 euros e uma biblioteca seleccionada de livros sobre Biologia dos Açores. A iniciativa pretende promover o mérito e qualidade do ensino, a nível regional.
Este prémio é mais um marco no reconhecimento do mérito deste investigador açoriano que muito tem contribuído para a divulgação científica e esforços na preservação dos ecossistemas do Arquipélago. 
O seu nome encontra-se, também, ligado ao Centro de Ciência EXPOLAB, na Lagoa, espaço também edificado pela Sociedade Afonso Chaves. É por este motivo que o EXPOLAB é o local escolhido para a entrega do prémio, a 10 de Julho do presente ano.

domingo, 23 de maio de 2010

Projecto de alunos da lha das Flores foi um dos seis finalistas do concurso "Faz Portugal Melhor"

O projecto de alunos da Escola Básica e Secundária das Flores foi um dos seis finalistas do concurso Faz Portugal Melhor, destinado a escolas do 3º ciclo e ensino secundário, promovido pelo jornal Ciência Hoje e pela Ciência Viva, cuja final decorreu ontem, numa gala na Figueira da Foz. A iniciativa de transformar espaços degradados em “quintinhas” biológicas partiu da professora Maria José Gomes, que quis motivar jovens sem interesse pela escola a participarem num projeto “mais virado para o nível profissional”. E foi assim que teve início o projecto de recuperação ambiental. “Na escola havia áreas bastante degradadas, com ervas altas e muita poluição”.
Os alunos entusiasmaram-se, compraram enxadas e outras ferramentas agrícolas e “desbravaram tudo”. O objectivo, contou, era “verem como é difícil a profissão de agricultor”.
A ilha das Flores, Reserva da Biosfera desde 2009, é rica em plantas endémicas e a professora sugeriu aos alunos que plantassem estas plantas no espaço da escola que já tinha sido desbravado.
Durante a ação de sensibilização, Maria José Gomes deu-lhes a conhecer o concurso Faz Portugal Melhor. A ideia mereceu logo a aprovação de cinco alunas, que formam a equipa “Mauricinhas”, da Escola Básica e Secundária das Flores, que criaram uma estufa biológica.
Os produtos foram utilizados nas aulas de culinária e outros foram dados às famílias dos alunos. A água que as cozinheiras utilizavam para lavar as frutas e os legumes passou a ser aproveitada para regar a estufa.
O concurso Faz Portugal Melhor contou com a participação de 700 equipas de 327 escolas com alunos de todo o país, com o desafio de responderem a problemas energéticos, de sustentabilidade e ambiente das regiões onde vivem.
Os vencedores desta competição foram: um projecto baseado nos ensinamentos do médico, professor, artista plástico e cientista Abel Salazar e um programa de prevenção de doenças cardiovasculares (Lusa).

Leituras (bio)diversas


A revista VISÃO lançou esta semana o "Guia de Campo do Dia B", inserido no Ano Internacional da Biodiversidade e em associação ao programa Bioeventos 2010 e ao projecto Guia de Campo, uma parceria entre o Centro de Biologia Ambiental e o Museu Nacional de História Natural, cujo objectivo é despertar o interesse do público para o tema da Biodiversidadeda.
Este guia conta com fotografias únicas de Luís Quinta, e retrata a extraordinária biodiversidade existente em Portugal, uma das mais ricas e diversificadas da Europa, em termos de fauna e flora. Portugal é, aliás, facto que muita gente desconhece, um dos hotspots mundiais de biodiversidade, fazendo parte de uma das 34 áreas de maior riqueza biológica em todo o Planeta.


"Top 100 - As cem espécies ameaçadas prioritárias em termos de gestão na região europeia biogeográfica da Macaronésia” (2008) Autores: Martín, J.L, Arechavaleta, M., Borges, P.A.V. & Faria, B. (Eds.) 

Flora Vascular dos Açores. Prioridades em Conservação. Azorean Vascular Flora. Priorities in Conservation (2009). Autores: Silva, L., M. Martins, G. Maciel & M. Moura. Edição do CCPA e dos Amigos dos Açores.
O livro analisa as prioridades de conservação de 179 espécies de plantas nativas dos Açores, Flora Vascular dos Açores. Prioridades em Conservação. Azorean Vascular Flora. Priorities in Conservation (2009). Autores: Silva, L., M. Martins, G. Maciel & M. Moura. Edição do CCPA e dos Amigos dos Açores.
O livro analisa as prioridades de conservação de 179 espécies de plantas nativas dos Açores, constituindo-se como uma ferramenta de apoio à decisão na gestão das espécies mais susceptíveis às alterações ambientais.

Já são conhecidos vencedores do concurso “Biodiversidade dos Açores Fotografias com Histórias”

“Novos Descobridores” - Foto de Ana Rita B. Varela (Ilha do Pico), 1ª classificada do 3º Escalão etário (Maiores de 17 anos)

No site do Portal da Biodiversidade dos Açores já se encontram publicados os vencedores do concurso “Biodiversidade dos Açores Fotografias com Histórias”, iniciativa do Centro Regional de Peritos em Desenvolvimento Sustentável nos Açores, que teve como principais objectivos promover 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade e promover a educação para a biodiversidade dos Açores. 
O Portal da Biodiversidade dos Açores é um recurso único para a investigação fundamental em sistemática, biodiversidade, educação e gestão da conservação dos Açores. Fornece igualmente uma plataforma para a investigação em biogeografia e Macroecologia dos Açores. 

Quercus lança programa de comemorações dos 25 anos e apresenta 25 espécies, 25 prioridades de conservação

A Quercus – ANCN comemora, em 2010, um quarto de século de existência. Para assinalar a data, está agendado um conjunto de eventos que se distribuirão ao longo do ano. Desde seminários a colóquios, do reforço da ligação aos seus associados e apoiantes à realização de um Congresso Nacional, vários serão os momentos para festejar, mas também para preparar a futura intervenção da Quercus.
Aproveitando o facto de dia 22 de Maio ser o Dia Internacional da Biodiversidade, a Quercus inicia o seu programa de comemorações dos 25 anos apresentando aquelas que são as suas 25 prioridades em termos de conservação da natureza.
Leia mais aqui.

sábado, 22 de maio de 2010

Quercus promove conferência na Universidade dos Açores

Na próxima quinta-feira, entre as 18:30 e as 20:00, na Universidade dos Açores, a Quercus irá assinalar o Dia Mundial da Biodiversidade, com uma palestra do Professor Doutor António Frias Martins. Contamos com a presença de todos. Importa damos força a esta iniciativa.

Dia Internacional da Biodiversidade

Em 2005 a União Europeia estabeleceu o objectivo de travar a perda de biodiversidade na Europa e a recuperação dos habitats e sistemas naturais até 2010. Ontem o Conselho de Ministros do Ambiente da União Europeia (UE) foi obrigado a reconhecer que a meta dos 27 para a biodiversidade no espaço europeu falhou. "Não cumprimos o nosso objectivo para 2010", admitiu o comissário Potočnik, sublinhando que “o erro não pode ser repetido”." E o erro foi não terem sido postos em prática planos para travar a perda de biodiversidade no espaço europeu, como se tinham proposto para esta altura. O Conselho de Ministros adiou assim para 2020 a concretização dessa meta e solicitou à Comissão Europeia um plano de acção. 
Neste Ano Internacional da Biodiversidade, e não obstante os sucessos verificados na preservação de espécies criticamente em perigo, de que é bom exemplo o priolo, é hoje reconhecido que também em Portugal, foi insuficiente o esforço de mobilização da nossa Administração Pública e da sociedade civil para a execução das medidas necessárias para travar a perda de biodiversidade até 2010.
As causas são variadas: défice de políticas concertadas e integradoras por parte dos diversos ministérios, falhas na actualização, centralização e actualização das informações relativas aos recursos biológicos e respectivo estado de conservação e estatuto de ameaça. Por outro lado a biodiversidade é um desafio científico, mas é sobretudo social. O conhecimento científico das espécies é fundamental mas é igualmente importante a sua divulgação à sociedade, pois só desta forma poderá haver uma sensibilização para estes temas e uma conservação activa da biodiversidade.
Assim, estamos todos convocados: políticos, empresas, ONG’s, meios de comunicação social, universidades, cientistas, museus e cidadãos. Todos temos que unir esforços para garantir a conservação da Biodiversidade. É urgente uma maior consciencialização e consequente mudança de atitudes e comportamentos, que só será possível através da promoção de uma cidadania activa e participativa.
É importante referir que proteger as espécies ameaçadas só é possível se protegermos os respectivos habitats, encontrando-se muitos deles sujeitos a fortes alterações que estão a levar à sua degradação, como são exemplos a sobre pesca, a descaracterização da flora nativa devido à actividade florestal e agrícola, a crescente pressão imobiliária e turística. Mas os bons exemplos também existem e são estes que importam multiplicar. 
Entre 1949, a caça à baleia dizimou mais de metade da população dos cachalotes existentes nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira. Vinte e cinco anos depois, verificamos que a proibição da caça à baleia resultou: o número de cachalotes aumentou e o whale watching transformou-se numa mais valia para o turismo com grandes benefícios económicos. Estima-se que anualmente a observação de baleias rende cerca de 1,4 mil milhões de euros em todo o mundo, criando receitas directas e indirectas anuais de cerca de 15 milhões de euros nos dois arquipélagos portugueses, sendo os Açores considerados um dos dez melhores destinos mundiais para a observação de baleias segundo o jornal britânico Telegraph.
A criação de centros de interpretação ambiental, e os projectos Life Priolo e Life Laurisilva constituem também iniciativas excelentes e bem sucedidas, no âmbito da educação e conservação da natureza.
Face ao panorama actual consideramos que são cada vez mais necessários planos e acções de protecção, gestão e monitorização das espécies e habitats, implementação de legislação adequada, educação e sensibilização ambiental das populações, compatibilização das actividades económicas com a protecção das espécies e seus habitats, estudos de impacto ambiental, estudos para a avaliação da sensibilidade das espécies em risco, maior financiamento para a investigação científica e projectos na área da conservação da natureza e também correcta aplicação das leis e respectivas coimas para os infractores.
Neste dia ainda queremos deixar ainda algumas sugestões: 
Seja um consumidor informado e moderado: informe-se sobre as espécies de peixe dos mares dos Açores. Os meros, as lapas e os cavacos são deliciosos, mas não são ilimitados. Respeite as épocas de defeso da pesca e da caça. No seu jardim e canteiros prefira as plantas endémicas às exóticas, se não conhece o priolo vá até ao Nordeste dar um passeio. Aprenda a identificar as espécies endémicas dos Açores para que nas actividades ao ar livre não as coloque em risco. Se nunca ouviu falar da única espécie endémica de morcego e do garajau-rosado, descubra-os. 
Vá por aí, perca-se no verde e no azul destas ilhas, olhe mais de perto a fauna e a flora e descubra aqueles pormenores que nunca tinha reparado. Fotografe. Pasme-se e sorria porque está nos Açores - um local onde vai a tempo para ajudar na conservação activa das espécies. Se não souber como fazê-lo, contacte-nos.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Quality Coast?

Os Açores receberam hoje, dia 20 de Maio de 2010, o galardão “Quality Coast” que tem como objectivo promover o desenvolvimento sustentável em destinos costeiros.
Este prémio é atribuído pela Coastal and Marine Union (EUCC) às comunidades costeiras que provem e que apresentem um bom desempenho global sustentável, fornecendo informação clara aos visitantes e planeando melhorias futuras. As comunidades que recebem este prémio têm o estatuto de destino Quality Coast, um estatuto que é revisto de dois em dois anos.

Será que daqui a dois anos ainda vamos ter disto?



Rabo de Peixe - final da Rua de São Sebastião (ontem)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dia Europeu do Mar

O Dia Europeu do Mar é uma ocasião para destacar o papel crucial desempenhado pelos oceanos e pelos mares na vida quotidiana não só das comunidades costeiras como de todos os cidadãos da UE, assim como no domínio do crescimento sustentável e do emprego na Europa. Este dia dedicado ao mar destina-se igualmente a fomentar uma melhor gestão das zonas costeiras, dos mares e dos oceanos por todos os cidadãos e intervenientes em causa. O Dia Europeu do Mar foi criado em conjunto pelo Conselho Europeu, Parlamento Europeu e Comissão Europeia em 2008 como parte da política marítima integrada para a UE. A comomoração oficial é celebrada anualmente a 20 de Maio.
Este ano as comemorações do Dia Europeu do Mar decorrem na cidade espanhola de Gijon, entre 18 e 21 de Maio.
Entre outros eventos, compreende a Conferência do Dia Europeu do Mar, cujo programa integra cerca de 50 workshops, cobrindo um vasto vasto leque de assuntos subordinados ao grande tema "Inovação para o Crescimento Sustentado do Sector Marítimo e Regiões Costeiras", onde a Região Autónoma dos Açores irá estar representada pelo Secretário Regional do Ambiente e do Mar e do Subsecretário Regional das Pescas.
Esta Conferência também conta com um espaço para promoção turística do Destino Açores, da responsabilidade da Secretaria Regional da Economia e um stand exterior para apresentação das zonas costeiras e marinhas do Arquipélago, partilhado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e pela Universidade dos Açores.
Estão ainda a decorrer duas exposições sobre os temas “os Açores na vanguarda da investigação e inovação marinhas” e “o extraordinário património cetológico dos Açores”.

Neste dia fica, mais uma vez o apelo: seja consciente com os recursos marítimos. Os oceanos constituem um imenso património, mas um património que não é ilimitado. E atenção que o mar não é um caixote do lixo!

domingo, 16 de maio de 2010

Exposição de Fotografia - “Azul Profundo"

Até dia 31 de Maio poderá ver no no Aeroporto João Paulo II a exposição de fotografia da autoria de Nuno Sá - “Azul profundo”. Esta iniciativa da Ver Açor conta com 18 imagens que estão incluídas na publicação “Açores Whale Watching”, um livro que mostra a riqueza e biodiversidade do mar dos Açores, considerado hoje um dos melhores destinos mundiais para a observação de cetáceos. 

sábado, 15 de maio de 2010

A Terceira também tem disto

Fotos: parque industrial de Angra do Heroísmo

Este é mais um exemplo de depósito ilegal de lixo, que infelizmente se repete em todas as ilhas dos Açores, resultante do comportamento irresponsável de cidadãos que demonstram total desrespeito ao meio ambiente. "Até quando?", perguntamos nós.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Vote nas 7 maravilhas naturais de Portugal

Dos 21 concorrentes às 7 Maravilhas Naturais de Portugal, cinco finalistas são paisagens açorianas: a Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico (categoria grandes relevos), Algar do Carvão, na Terceira, e Furnas do Enxofre, na Graciosa (categoria grutas e cavernas), Lagoa das Sete Cidades, em São Miguel (categoria de zonas aquáticas não marinhas), e a Reserva Natural da Lagoa do Fogo, em São Miguel (categoria zonas protegidas).
A escolha dos finalistas foi feita com base nos critérios: beleza, importância ecológica, significado histórico e cultural e estado de conservação dos 323 candidatos ao concurso. Estes critérios foram sugeridos pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, Liga para a Protecção da Natureza, National Geographic e Quercus, que se associa assim, na qualidade de parceiro científico, a este projecto que pretende sensibilizar os portugueses para a necessidade de preservar o património natural do nosso país.
A fadista Mariza e o ex-futebolista açoriano Pauleta são os Embaixadores das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, cuja cerimónia de declaração oficial ocorrerá no dia 11 de Setembro, nas Sete Cidades, contando com o Alto Patrocínio do Governo Regional dos Açores. 
Até lá vote através do site, por telefone ou por SMS. As votações encerram dia 7 de Setembro.
No final e devido às regras de eleição, cada região pode, apenas, arrecadar dois títulos.

A ciência em prol da natureza

A intensa exploração dos recursos naturais pela sociedade moderna coloca uma série de interrogações quanto ao futuro do meio ambiente: quando se esgotarão alguns recursos básicos, como o petróleo ou o carvão? Como evitar a destruição das reservas florestais que ainda restam no planeta e ao mesmo tempo garantir alimentos e recursos para a crescente população mundial? O que fazer para evitar a extinção das espécies ameaçadas? Como resolver problemas como a pobreza, fome e subnutrição dos países subdesenvolvidos sem delapidar a natureza? Como conciliar o desenvolvimento do turismo com o respeito pela biodiversidade? Quais os impactos dos fenómenos ambientais e das intrevenções humanas? 
Estas e outras questões têm que ser, cada vez mais, reflectidas e estudadas. É neste âmbito que a investigação e o conhecimento científico assumem grande importância como fontes de conhecimento e de tecnologias que permitam desenvolver estratégias de desenvolvimento económico integradas com a defesa do meio ambiente e com a gestão adequada dos recursos naturais.
Neste contexto, a Universidade dos Açores assume um papel fundamental no desenvolvimento sustentado do arquipélago dos Açores, promovendo uma vasta oferta de cursos de licenciatura e de mestrado em áreas relacionadas com o ambiente. Estes cursos permitem formar profissionais aptos a actuarem com conhecimento e respeito pela natureza:
Licenciaturas
Departamento de Biologia
Biologia
Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Ciências Agrárias
Ciências Agrárias
Energias Renováveis
Engenharia e Gestão do Ambiente
Guias da Natureza
Mestrados
Departamento de Biologia
Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança
Mestrado em Biodiversidade e Biotecnologia Vegetal
Mestrado em Biodiversidade e Ecologia Insular
Mestrado em Biotecnologia em Controlo Biológico
Mestrado em Gestão Integrada de Zonas Costeiras
Departamento de Ciências Agrárias
Mestrado em Educação Ambiental
Mestrado em Engenharia Agronómica
Mestrado em Engenharia do Ambiente
Mestrado em Engenharia Zootécnica
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza

Terceira: ponto estratégico para aves migratórias

O paúl da Praia da Vítória é uma zona húmida capaz de servir de suporte à vida selvagem, nomeadamente a aves que o utilizam como local de refúgio e nidificação. É o único em situação urbana nos Açores, o que o torna raro, pertencendo, portanto, a um determinado tipo de ecossistema escasso à escala mundial (2% do território) e europeu (3% do território). Contudo, esta proximidade do centro da cidade tem sido a causa mais acentuada para a redução da comunidade biológica.
Felizmente a Câmara Municipal da Praia da Vitória tem vindo a desenvolver uma intervenção de restauro deste importante ecossistema, aproveitando a potencialidade do local como uma mais valia e transformando-o num pólo dinamizador do desenvolvimento sustentável da cidade.
Como este paúl se localiza em pleno Atlântico, torna-se um ponto estratégico para as aves migratórias, o que o torna numa zona de excelência para o estudo e para a observação de aves. 
Visite esta zona verde, agora reabilitada, e desfrute do que a natureza dos Açores tem para lhe oferecer.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O sustentável está "in"

Anúncio dos CTT com carbono zero. Veja aqui o resultado final e confira também o álbum temático de sobrescritos "Marcas da Natureza".

Exposição Ilhas & História Natural

"Uma exposição sobre História Natural, nomeadamente sobre os seus momentos e práticas históricas, é um convite a olhar de novo para a Natureza. Manuscritos e publicações, objectos naturais, ilustrações e fotografias são esteios visuais para a compreensão de um percurso quecomeçou na simples observação natural, passou pela paixão coleccionista e encontrou na Sistemática a ponte segura para os actuais estudos sobre a Biodiversidade".
No Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado
Terça a Sexta, 10h00 - 12h30 e 14h00 - 17h30 e aos Sábados e Domingos, 14h00 - 17h30. Segundas e Feriados – encerrado. Dia 18 (último dia) aberta ininterruptamente das 10h00 às 19H00.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Há publicidade que nos faz sonhar

No mar dos Açores também há destas sinfonias.

E viva o ano da Biodiversidade!

Quando tempo falta para chamarmos savana à floresta da Amazónia?O terceiro relatório da Avaliação Global da Biodiversidade das Nações Unidas (GBO-3) publicado esta semana considera a situação alarmante e à beira da ruptura. Leia mais aqui.

Inauguração de novo trilho pedestre nos Ginetes

No próximo sábado, 15 de Maio, será inaugurado pelas 10h00, o novo trilho pedestre da Fonte do Sapateiro, na freguesia dos Ginetes.  
O trilho tem a estensão de 4km com um grau de dificuldade fácil e duração aproximada de 1 hora."Esta pequena rota linear inicia-se na Freguesia dos Ginetes, em frente à Igreja Paroquial, dedicada a São Sebastião (construída entre 1603 e 1605, em substituição de um templo mais antigo), e desenvolve-se maioritariamente em caminhos de pé posto até à Cumeeira da Caldeira das Sete Cidades. Inicia-se o percurso caminhando ao longo da aldeia. No fim da mesma, o caminho desenrola-se ao longo de uma linha de água, passando por vezes pelo leito da grota e por vezes fora desta. Ao longo do caminho poderá observar vários aspectos da vida rural, com destaque para as pequenas hortas familiares e animais a pastar. O principal ponto de interesse do percurso é a Fonte do Sapateiro, uma nascente com água límpida que abastecia a população local. Ao chegar à nascente passará debaixo do antigo aqueduto, datado de 1778, que transportava a água e encontrará também as pias de lavar roupa, utilizadas no passado. Prosseguindo o trilho irá continuar a subida até chegar a um local onde se observa toda a costa Sul da freguesia dos Ginetes, incluindo o monte que deu origem à designação actual da freguesia. Para Gaspar Frutuoso (1522-1591), o nome atribuído a esta povoação dever-se-á ao facto de ser “amparada dos ventos pela banda do mar, com o Pico dos Ginetes, chamado assim, por ter uma selada ao meio (configuração de uma sela), mais que (como outros dizem) por nele se criarem ginetes (sinónimo de cavalo de boa raça, pequeno mas bem proporcionado), da banda da serra. O percurso continua para a cumeeira da cratera das Sete Cidades por um caminho de terra batida. Ao chegar ao topo entrará no percurso PR-7-SMI e poderá optar por seguir à sua direita até à Vista do Rei ou por virar à esquerda até à freguesia das Sete Cidades".
Aos interessados irá estar disponível um autocarro da Câmara Municipal da Lagoa para efectuar o transporte no seguinte horário: 8:30 - Estação dos CTT na Lagoa / 9:00 - Hotel Avenida (Ponta Delgada) / 17:00 - Regresso. 
A seguir à cerimónia de inauguração segue-se um almoço convívio (oferecido pela Junta de Freguesia dos Ginetes) e actividade de escalada em rocha, na Ferraria. 
A Quercus felicita a Junta de Freguesia dos Ginetes, a Associação de Jovens dos Ginetes e o CALAG (Clube de Atletismo da Escola Preparatória da Lagoa - Montanhismo e Escalada) pelo empenho nesta iniciativa de grande importância no âmbito da valorização e conservação das áreas naturais dos Açores.
Este trilho é uma mais valia para a freguesia dos Ginetes e para o enriquecimento do património histórico, natural e turístico da ilha de São Miguel.

Contudo não podemos deixar de alertar a Junta de Freguesia e a população em geral para o lixo depositado ao longo do trilho. Esta é uma situação que infelizmente se observa em muitos locais desta ilha. Chamamos também a atenção para as normas de conduta e segurança inerentes a qualquer actividade de pedestrianismo, nomeadamente: levar calçado adequado, respeitar a propriedade privada e a população local, não danificar nenhum elemento do percurso e não abandonar lixo. 
Por último, a Quercus faz votos para que as autoridades competentes procedam à reabilitação das áreas inseguras ou degradadas junto ao leito da ribeira para que em breve a foto seja outra.

domingo, 9 de maio de 2010

Açores com 28 Bandeiras Azuis

Neste Verão, 240 praias portuguesas poderão ostentar a bandeira azul, um título que distingue praias com determinados requisitos reunidos (ambientais, segurança, infra-estruturas de apoio, entre outros) e que se assume como símbolo de qualidade ambiental.
Além das praias, a Associação Bandeira Azul da Europa reconheceu ainda a qualidade de 8 praias fluviais e 14 marinas.
Nos Açores a bandeira azul foi atribuída a 28 zonas balneares:
Concelho da Horta (Faial): Almoxarife e Varadouro
Concelho de Velas (S. Jorge): Preguiça
Concelho de Angra do Heroísmo: Cinco Ribeiras, Negrito, Silveira, Salga, Prainha e Baía do Refugo
Concelho da Praia da Vitória (Terceira): Prainha, Praia Grande, Porto Martins e Biscoitos
Concelho de Vila do Porto (Santa Maria): Anjos, Formosa e da Maia
Em S. Miguel, foram distinguidas as seguintes praias:
Concelho da Lagoa:Porto da Caloura e da Zona Balnear de Lagoa
Concelho de Ponta Delgada: Milícias, Pópulo, Poços de S. Vicente Ferreira e Poças Sul dos Mosteiros
Concelho da Ribeira Grande: Santa Bárbara
Concelho de Vila Franca do Campo: Vinha da Areia, Prainha de Água d`Alto, Corpo Santo e Água d`Alto
Concelho da Povoação: Praia do Fogo
A distinção foi também atribuída às marinas da Horta, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Ponta Delgada e Vila Franca do Campo.
O Secretário Regional do Ambiente, Álamo Meneses, alertou contudo para a existência de zonas balneares nos Açores que poderão ter de ser encerradas, apesar de terem sido distinguidas com a bandeira azul, devido ao «risco de derrocadas», em consequência das  intensas chuvas ocorridas durante o Inverno e a erosão provocada pelo mar.
A Quercus São Miguel considera que esta é uma excelente percentagem, face ao total nacional de bandeiras azuis.
Enaltecemos o esforço das autarquias e da população, pois é sempre um desafio manter uma bandeira azul, sobretudo em centros urbanos, contudo não podemos deixar de advertir para a falta de conhecimento das pessoas relativamente à erosão da orla costeira e para os maus comportamentos que todos os anos, lamentavelmente, assistimos nas zonas balneares como as beatas de cigarro espalhadas pela areia e o lixo colocado fora dos caixotes.
Aproveitamos ainda para sensibilizar a população para que respeite as praias não vigiadas (Ex: Degredo, Pedreira, Santa Iria, Viola, entre outras). Estas são locais paradisíacos que embora não sofram uma presão turística tão elevada quanto as outras praias, também não dispõem de iguais meios de limpeza e de recolha de lixo.
Não podemos também deixar de referir o Ilhéu de Vila Franca do Campo, um exemplo da biodiversidade dos Açores. Não se esqueça de que esta é uma zona protegida e como tal exige que nos comportemos à altura.
Viva o Verão com respeito pelos outros e pela Natureza!

Alternativas 100% ecológicas, económicas e eficientes

Não é magia. É tecnologia inovadora ao serviço do ambiente. Inicialmente poderá causar alguma incredulidade, pois parece bom demais para ser verdade, mas ao experimentar irá comprovar os resultados. Confira tudo aqui.
Eco-bola (para lavar roupa) e Eco-bolsa (para lavar louça)
Estes dois produtos contém cerâmicas que produzem oxigénio ionizado, transformando a estrutura molecular da água que, combinado com o movimento das bolas, actua em profundidade, favorecendo a eliminação da sujidade e contaminantes, sem necessidade de detergente.
vantagens: capacidade de remover a sujidade tão eficiente como o detergente normal, efeito branqueador e suavizante, anti-bacteriano e anti-estático, anti-alérgico, desodorizante, recomendado para roupa de bébé e peles sensíveis, duração 3 anos (lavagem diária), poupa tempo e dinheiro, protege as cores, evita a destruição das canalizações e calcificações, remove o cloro.
vantagens: poupa até 65% da água e energia necessária para a aquecer, elimina o cloro, tonifica, hidrata e limpa sem sabão.
Estes e outros produtos ecológicos à venda na Lotuspharma, com descontos para sócios da Quercus, mediante a apresentação do cartão de sócio.

Atenção ao lixo

Durante esta semana a cidade de Ponta Delgada enche-se de luzes e de flores para celebrar a maior festa religiosa dos Açores.

Não faça das ruas o seu caixote do lixo! Colabore com todos aqueles que se esforçam por tornar esta cidade mais bonita.

sábado, 8 de maio de 2010

Não percebi...

"As Olimpíadas do Ambiente, cuja final nacional decorre de hoje até sábado na ilha do Faial, são uma “excelente oportunidade” para dar a conhecer os Açores às dezenas de jovens, oriundos de diferentes zonas do país, que participam no evento. A opinião é do Secretário Regional do Ambiente e do Mar e foi expressa hoje à tarde, na Horta, onde Álamo Meneses presidiu à sessão de abertura da final nacional das XV Olimpíadas do Ambiente..." GACS

Com que então as Olimpíadas do Ambiente servem para mostrar os Açores aos jovens continentais???? e eu que julgava que serviam para promover a educação e consciencialização ambiental dos jovens. Pelo sim, pelo não, quando os levarem a passear, não venham a São Miguel, nem passem pelos lados da Fajã do Calhau, do Monte Escuro, da Praia de Água D'Alto...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

XV Olimpíadas do Ambiente no Faial

Começa hoje, decorrendo até dia 8 de Maio a grande final nacional das XV Olimpíadas do Ambiente (OA) na ilha do Faial, sendo esta a primeira vez que se realiza fora do continente português.

Este projecto surgiu em 1994 com o objectivo de "sensibilizar a comunidade escolar e especialmente os jovens portugueses para a problemática ambiental portuguesa e mundial, estimular a capacidade oral e escrita, promover o contacto com situações experimentais concretas, desenvolver o espírito e a curiosidade científica e estimular a dinâmica de grupo e espírito de equipa, assim como a cooperação", são outras das metas que esta iniciativa pretende alcançar.

Trata-se de uma organização, que tem contado com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da Republica, encabeçada por uma equipa multidisciplinar composta por elementos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, da Quercus e do Zoomarine - Mundo Aquático SA.

Esta XV edição das Olimpíadas do Ambiente, contam também com o apoio do Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. Este concurso apresenta três modalidades de participação: "Ambiente à Prova", "Ambiente e Cidadania" e "Ambiente e Arte". As OA já envolveram, até ao momento, mais de 364 mil jovens de todo o país, contando esta final com 110 participantes.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ponta Delgada adere ao Pacto Europeu em defesa do Ambiente

Vinte e quatro autarquias portuguesas subscreveram no último ano o Pacto Europeu em Defesa do Ambiente: Águeda, Almada, Aveiro, Beja, Benavente, Cascais, Esposende, Ferreira do Alentejo, Guarda, Lisboa, Loures, Moura, Oeiras, Ovar, Palmela, Ponta Delgada, Porto, Santiago do Cacém, Santo Amador, Vale de Cambra, Valpaços, Vendas Novas, Vila Nova de Gaia e Viseu. Este pacto, actualmente com 1600 signatários, pretende reduzir, até 2020, em 20% a emissão de gases com efeito de estufa produzidos pelos municípios aderentes, bem como a poupança e eficiência energética, no âmbito do Plano Europeu de Acção para Eficiência Energética.
Este é mais um passo que merece a nossa congratulação. É muito positivo ver que existe uma maior sensibilização ambiental por parte destes municípios, embora apenas 24 dos 308 tenham aderido a este pacto. Temos consciência de que a responsabilidade ambiental não pode recair apenas sobre as Câmaras Municipais. Há domínios que são da competência do Ministério do Ambiente/Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e das diversas Associações. Mas esta é sobretudo uma questão de cidadania.
São necessários melhores meios, equipamentos e incentivos, mas uma vez concedidos, cabe-nos a nós, cidadãos, fazer um uso responsável do ambiente.
A postura de dependência e de desresponsabilização da população, leva muito boa gente a demitir-se das suas obrigações enquanto cidadãos, ficando à espera que os Políticos resolvam tudo.
Para se criticar há que, em primeiro lugar, saber fazer diferente e melhor.

O Fim da Linha

Consegue imaginar os oceanos sem peixes? Rupert Murray imaginou e partilha em The End of the Line uma viagem preocupante pelo fundo dos mares e pela realidade do overfishing. 
Sendo a sobrepesca um dos maiores problemas ambientais da actualidade e sendo os Açores uma região que dispõe de vastos e importantes recursos marinhos, a Quercus sugere um olhar atento a este documentário, já disponível em DVD, ou então gratuitamente, através dos links: 

Parte I
Parte II
Parte III
Parte IV
Parte V
Parte VI

Ficam aqui também sugestões para um consumo mais responsável de peixe e vários sites de interesse para uma melhor leitura de um tema que merece uma atenção especial, no âmbito do desenvolvimento sustentável da Pesca em Portugal.

Nações Unidas - Oceanos e Lei dos Mares
Projecto Incofish
World Wildlife Fund - Oceanos
Plataforma de Organizações Não Governamentais Portuguesas sobre a Pesca