segunda-feira, 24 de maio de 2010

Consuma produtos regionais

Mercado da Graça

O consumo sustentável foi definido pela ONU como “o uso de serviços e produtos que correspondem às necessidades básicas de toda a população e trazem a melhoria da qualidade de vida, ao mesmo tempo que reduzem o uso de recursos naturais e de materiais tóxicos, a produção de lixo e as emissões de poluição em todo o ciclo de vida, sem comprometer as necessidades das gerações futuras”.
Ao consumirmos produtos locais estaremos a promover o desenvolvimento económico e social da nossa comunidade (criação e manutenção de postos de trabalho), mas também ambiental (quanto maior o recurso a fornecedores locais, menor é o impacto ambiental, evitando emissões provenientes do transporte, entre outras). No fim, ganha a economia global da Região e do País.
Os produtos biológicos também estão na moda, mas atenção que o facto de adquirir produtos biológicos, nem sempre é sinónimo de menor impacto ambiental. Caso a origem seja do outro lado do continente, é preferível recorrer, mais uma vez, a opções locais ou. Se houver opção de escolha, a primazia deve ser dada, sempre que possível, aos alimentos de época (fruta, legumes e, no caso do pescado, evitando os períodos de desova e as épocas de defeso).
Acontece que nem sempre os fornecedores regionais ou nacionais reúnem condições tecnológicas e comerciais equivalentes às alternativas internacionais. Uma das soluções para este problema será a criação de parcerias com os fornecedores locais.
Unir forças com os fornecedores para encontrar soluções mais ecológicas e socialmente responsáveis, permite às organizações, destacarem-se face à concorrência, além de criar valor. A criação de novos modelos que tragam vantagens nas vertentes económica, ambiental e social originará organizações mais bem sucedidas e competitivas. A sustentabilidade vende e é cada vez mais essencial à saúde das marcas.
Introduzir produtos de comércio justo nos estabelecimentos comerciais, criar códigos de conduta ou de ética para fornecedores, são algumas iniciativas já levadas a cabo em Portugal pelo sector público, no contexto da adopção da prática de procurement sustentável.
Mas para quem procura, neste sector, sistematizar acções de compras menos prejudiciais ao ambiente, pode contar com o encaminhamento da estratégia de desenvolvimento LEAP (Local Authorities EMAS and Procurement). Este projecto é co-financiado pela Comissão Europeia e reúne 12 autarquias do Reino Unido, Suécia, Grécia, Espanha e Portugal.
Estabelecer e implementar objectivo e metas mensuráveis e consistentes com a política de procurement sustentável é um bom ponto de partida, bem como o recurso a serviços de cattering biológico ou com base em produtos regionais. Maus exemplos disso são por exemplo a SATA onde se consome manteiga que não é feita na região e o Hospital do Divino Espírito Santo, em que todo o leite e manteiga distribuídos nos diversos serviços também não é de marca regional. Existem muitos mais exemplos, mas importa reflectir porque é que duas das maiores empresas da Região optam por produtos de marca nacional em detrimento das marcas regionais. A resposta estará certamente relacionada com o custo dos produtos e neste caso torna-se incompreensível como é que as empresas regionais de lacticínios não conseguem negociar preços competitivos, porque por exemplo, no caso da SATA está em causa a imagem Açores.
Nesta estratégia, a responsabilidade não cabe apenas às empresas (públicas e privadas). Cada um de nós tem um papel fundamental enquanto consumidores. Para isso temos que estar atentos e abandonar um pouco o comodismo que caracteriza as sociedades modernas.
Assim, aqui ficam alguns conselhos. A estes ainda juntamos: procure os produtores da sua freguesia, vá ao mercado da Graça. Na época dos figos, groselhas e amoras descubra os seus sabores de graça; para isso só tem que ir por aí á procura e verá que a natureza dos Açores é generosa. Crie a sua própria horta, senão tiver essa possibilidade plante ervas aromáticas no seu quintal ou em vasos. Publicite as marcas dos Açores. Se tem ideias e sugestões escreva às marcas ou ao turismo dos Açores e ajude à sustentabilidade da nossa região. Escreva-nos a dizer qual ou quais as suas marcas regionais preferidas.

2 comentários:

Ana Monteiro disse...

Artigo do DN "Ciência estuda cérebro para perceber consumo" em http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1577107

Ana Monteiro disse...

A Fábrica de Chá Gorreana recebeu hoje a Insígnia Autonómica de Mérito Industrial, Comercial e Agrícola, por ocasião das comemorações do dia dos Açores, que este ano se realizou na ilha do Corvo. A empresa fundada há 127 anos foi a responsável pela introdução do chá em S. Miguel e constitui um dos símbolos da marca Açores.