sábado, 14 de novembro de 2009


A desflorestação da Amazónia brasileira, entre Agosto de 2008 a Julho de 2009, foi de sete mil quilómetros quadrados, a menor taxa registada nos últimos 21 anos. Em 2007-2008 a destruição atingiu 13 mil quilómetros quadrados. Apesar desta redução de 45%, o ritmo de destruição da maior floresta tropical do mundo continua a ser assustador! A sofisticação da maquinaria desflorestadora está a causar, nas principais florestas tropicais mundiais, uma devastação cujas consequências são planetárias: mais CO2 atmosférico, alterações climáticas bruscas e redução drástica da biodiversidade. Nessas florestas, encontra-se a maioria das espécies terrestres, animais e vegetais, conhecidas.

sábado, 7 de novembro de 2009

Por cá, quando se é apanhado, pede-se desculpa e fica assim mesmo...

Shell paga multa de 12,7 milhões de euros por crime ambiental

O grupo petrolífero Shell deverá pagar mais de 12,7 milhões de euros ao Estado norte-americano da Califórnia por incumprimento de normas ambientais nas suas estações de serviço, foi divulgado na sexta-feira.

O montante foi definido nos termos de um acordo amigável estabelecido entre a Shell e o governo da Califórnia e que põe fim a um processo de averiguações com três anos.
Durante este período, as autoridades fiscalizaram os procedimentos de enchimento e de manutenção dos depósitos subterrâneos e de tratamento de detritos perigosos de mais de mil estações de serviço da petrolífera, tendo constatado várias infracções.
Nos termos do mesmo acordo, a Shell compromete-se ainda a adoptar medidas de vigilância de riscos de fuga de combustível e de tratamento de resíduos perigosos, assim como acções de formação profissional e procedimentos de emergência.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

domingo, 1 de novembro de 2009

Parabéns Quercus!

A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA),  foi fundada a 31 de Outubro de 1985.

É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado.

Apesar de muitas dificuldades e obstáculos, a Quercus continua a existir graças ao trabalho e preseverança dos vários dirigentes e colaboradores dos diversos núcleos e, sobretudo porque todos nós acreditamos que a defesa do ambiente é urgente e necessária.

Parabéns à Quercus e uma longa vida!