segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Conheça a sua pegada ecológica


Descubra como o seu estilo de vida está a afectar o planeta. Que modificações à forma como vive poderiam reduzir essa pegada ?

Alguma vez pensou na quantidade de recursos necessários para sustentar o seu estilo de vida? Através de um questionário é possível calcular a «pegada ecológica» fazendo uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir os bens e serviços que consome e absorver os resíduos que produz.

A pegada ecológica - que traduz a quantidade de terra e água necessária para sustentar as gerações actuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população - foi calculada pela Footprint Network, uma organização que mede os recursos disponíveis na natureza e o tempo necessário para a sua reposição. Um estudo divulgado recentemente por esta entidade, mostra que «nos primeiros nove meses de 2009 foram consumidos todos os recursos que a natureza pode regenerar num ano, tendo-se ultrapassado a biocapacidade disponível».

O planeta Terra possui actualmente 10.8 biliões de hectares de espaço biológico produtivo, correspondente a menos de 25 por cento da superfície terrestre. Actualmente, o ritmo a que estão a ser gastos os recursos é superior ao tempo que demora para voltar a renovar esses recursos.

Há um ano, um relatório da WWF - organização global de conservação de conservação da natureza deixava o aviso: "Se mantivermos o estilo de vida actual vamos precisar de duas «Terras» em 2030".

Calcule a sua pegada ecológica. Aqui (PT) e ali (EN).
Nunca é tarde para alterar pequenos hábitos que poderão fazer uma grande diferença!

Sem comentários: